Como medir a altura de um prédio?

Desde que sou Administrador do Condomínio onde moro tenho andado a avaliar o que há para fazer, mas chegou a altura de pintar o prédio e não pode esperar mais.

Para pedir o orçamento a vários pintores lembrei-me de tirar umas fotos ao prédio. De forma a reduzir o risco do desvio dentre o orçamento e o custo final ou então que o empreiteiro demitisse a qualidade do serviço perto do final, decidi também medir o prédio.

Como já não me lembrava da fórmula mágica para descobrir a dimensão de um cateto quando temos 2 ângulos e a dimensão de outro cateto, decidi procurar na Internet e encontrei o vídeo que apresento. Nunca me tinha lembrado de procurar um ângulo 45º olhando pelo meio das pernas, mas também não me pareceu boa ideia fazer aquela figura no meio da estrada.

A minha solução passou por procurar algo que me ajudasse a resolver a questão pela formula matemática de trigonometria. Sabia que tinha a ver com o teorema de Pitágoras.

Para determinar o ângulo da minha visão ao topo do objeto a medir e usar esse ângulo para calcular a sua altura procurei uma solução na App Store da Apple. Algo que me desse o ângulo em que estava a olhar o topo do objeto. Encontrei também algo que ajudou a colocar as notas com as medidas nas fotografias para enviar aos potenciais fornecedores.

Depois de determinar a distância a que me encontro do edifício e dos meus olhos ao chão, apliquei a fórmula: A tangente do ângulo oposto ao lado que queremos descobrir é igual a esse lado dividido pela distancia a que nos encontramos dele.

Tags:

{ 1 comment to read ... please submit second! }

  1. A alternativa é usar uma aplicação para smartphone, como p.ex. esta https://play.google.com/store/apps/details?id=kr.sira.measure#?t=W251bGwsMSwxLDIxMiwia3Iuc2lyYS5tZWFzdXJlIl0. que já faz o essas continhas todas através da imagem da câmara.

{ 0 Pingbacks/Trackbacks }

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *