Nível de sinal no telemóvel

Na senda de conseguir extender ainda mais a autonomia do telemóvel, resolvi agora atacar numa vertente bastante mais técnica. Para isso virei-me para a análise do nível de sinal. Em todos os telemóveis que conheço, o nível de sinal pode ser visualizado em cinco barras, as quais estando todas acesas indicam um bom nível de sinal, enquanto a ausência de barras acesas normalmente significa inexistência de sinal.

Nos Androids, informação mais detalhada pode ser observada em “Settings”, “About phone” e “Status”. No campo “Signal strength” aparece então o valor do nível de sinal, em dBm e asu. Os valores são actualizados em tempo real, o que significa que se pode utilizar esses valores para procurar os locais com melhor cobertura. Tal significará que deixando um telemóvel num local com melhor cobertura, o seu consumo de energia será menor, e portanto menos se consumirá também a bateria.

Todavia, a procura dos melhores locais de cobertura pode ser mais facilitada recorrendo a aplicações especializadas. Nos Androids a melhor opção é claramente o OpenSignalMaps. O OpenSignalMaps permite ver o nível de sinal num gráfico ao longo do tempo (ver primeira imagem abaixo), tem uma espécie de bússola que aponta para a antena do operador, e informação técnica específica de cada antena (eg. Net ID, CID, LAC). Adicionalmente, faz funções semelhantes para redes wifi. Mas a verdadeira cereja no topo do bolo é a visualização desta informação num mapa, o que permite ver em tempo real a localização das antenas, em relação à nossa posição. O mapa para Lisboa e arredores está ainda muito incompleto, mas certamente melhorará bastante! Para todos aqueles que ainda não podem ver esta informação no seu telemóvel, podem explorar essa informação no site do OpenSignalMaps, neste URL para Lisboa, e que também está visível na segunda imagem abaixo.

Gráfico no OpenSignalMaps

OpenSignalMaps no Google Maps

Tags: ,

{ 1 comment to read ... please submit second! }

{ 1 Pingbacks/Trackbacks }

  1. Qualidade da Internet móvel » Poupar Melhor

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *