O GPS

O sistema GPS é algo que utilizo regularmente há mais de dez anos, mas que me introduziram há quase vinte. Durante este tempo tive a oportunidade de o experimentar em vários cenários, desde as aventuras iniciais do geocaching, até aos cenários de navegação mais recentes.

No meu primeiro GPS, um Garmin, era relativamente fácil extrair os dados de navegação, e importá-los para um computador. Quando comecei a utilizar um Tomtom, tal tornou-se claramente mais complicado. Agora que o utilizo no meu telemóvel Android, procurei descobrir como extrair de forma fácil essa informação.

Até agora, tenho utilizado o GPS Logger. Permite extrair a informação de navegação numa série de formatos. Pode-se utilizar o formato KML para visualizar os percursos no Google Maps, por exemplo. Ou podemos extrair essa informação em formato CSV, para facilmente a tratarmos numa folha de cálculo.

No exemplo abaixo, podemos ver um percurso no início da ponte Vasco da Gama. O percurso foi feito no sentido Lisboa -> Montijo:

Percurso GPS obtido em Android no Google Maps

Percurso GPS obtido em Android no Google Maps

Tenho todavia algumas dúvidas sobre a correção dos resultados. Por um lado sabemos que o sistema GPS introduz naturalmente falhas, sendo visível na imagem acima, do lado direito, que aparentemente passei para as faixas de rodagem em sentido contrário. Nalguns aspectos é obviamente uma limitação do sistema GPS, como é o caso da altitude.

Por outro lado, o cálculo de aspectos como a velocidade dependem muito dos algoritmos utilizados. Por enquanto é só um palpite, pelo que vou ter que fazer uma experiência conjunta entre os vários GPSs que possuo…

Outros posts do A.Sousa:

[Publicidade]


[Publicidade]

{ 1 comment to read ... please submit second! }

{ 1 Pingbacks/Trackbacks }

  1. Algarve pelo IC1 » Poupar Melhor

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>