Outro contador de electricidade

Um contador EMDIN01

Um contador EMDIN01

Os projectos de monitorização de electricidade que tenho desenvolvido ao longo dos anos têm passado por diversas fases. Tal tem permitido reduções substanciais dos consumos de electricidade, quer em casa, quer na empresa, quer espero também para os leitores.

São várias as vantagens/desvantagens das várias técnicas de monitorização que utilizo. A que era utilizada para medir o consumo geral da casa é baseada numa pinça amperimétrica, mas logo desde o início que a comprei, “topei” que media a mais. E reparei também que tinha um erro algo substancial quando o consumo era reduzido…

Durante muito tempo, procurei verificar se haveria alguma forma de substituir a observação dos valores registados no contador de electricidade. A oportunidade surgiu há uns meses atrás, quando descobri uma solução da qual falarei brevemente.

O dispositivo em questão é o Velleman EMDIN01 que comprei há uns meses no AKI. Este é para todos os efeitos um contador de electricidade que se monta numa calha DIN, e que monitoriza o consumo de electricidade que passa através dele. No meu caso, o EMDIN01 foi colocado logo a seguir ao contador, no sentido de monitorizar o consumo total de electricidade da casa. Para o fazer, tive que recorrer a um electricista. É o que é recomendado quando se monta qualquer aparelho similar.

Ao fim de algum tempo, estou em condições de dizer que o meu EMDIN01 é muito preciso! Conta os kWh com duas casas decimais, pelo que a sua resolução é bem melhor que a dada pelo contador da rede. Mas, para verificar a sua precisão, esperei estes meses todos! Porquê? Para ver se contava o mesmo que o contador da rede. E a conclusão é simples: não existe diferença!

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *