Paciência

nivel xadrez

Treinando a paciência

Ter paciência é uma característica que tenho vindo a notar que cada vez menos existe. Tal resulta, em meu entender, da aceleração da vida moderna. Tudo tem que acontecer rapidamente, e se não acontece, lá se vai a paciência…

Dominar as virtudes da paciência exige muito auto-controlo, sendo que a persistência e a perseverança ajudam. Respirar fundo, manter a calma, e continuar no sentido planeado são técnicas importantes neste domínio. Dependendo da situação, esperar pelo momento certo, ouvir os outros, não ter pressa, e não provocar a ansiedade, são atitudes que também contribuem para que não sejamos impacientes.

Um dos exercícios que efectuo para treinar a paciência é jogar xadrez. Jogo apenas com o meu telemóvel (não como os profissionais), porque conheço poucas pessoas que gostem de jogar xadrez de forma paciente. A estratégia que utilizo é subir de nível quando ganho e descer quando perco. Quando subo de nível, o telemóvel pensa mais tempo e eu tenho que ter paciência para ele jogar. O que me dá também mais tempo para pensar…

O jogo que utilizo é o Chess for Android, e na última semana consegui atingir o penúltimo nível, em que o telemóvel demora 90 segundos a decidir a sua próxima jogada. Distraí-me e ganhou-me, pelo que desci de nível. Mas fiquei muito satisfeito comigo mesmo, porque noto que realmente tenho aumentado a paciência nos últimos tempos…

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *