Perder peso e medir

No Verão ganhei uns quilitos a mais, e ainda em Agosto, decidi que os iria perder. Na verdade, iria tentar chegar a um peso mais baixo que o que tenho registado nos últimos anos. Como todos sabemos, é mais fácil dizer que fazer. Mas, aproveitei o processo para apreender umas coisas.

A primeira parte desta descoberta foi tomar nota do peso diariamente, e de preferência duas vezes por dia. Desde então tenho feito esse registo à moda antiga, anotando data/hora e peso numa folha de papel, junto à balança. Depois de duas folhas de papel e já com vários meses, meti os dados numa folha de cálculo, et voilá:

Gráfico da minha perda de peso

Gráfico da minha perda de peso

O gráfico tem uma interrupção de dados na segunda metade de Outubro, pois tive que arranjar umas pilhas novas. Os dados que considero mais relevantes são:

  1. Os quilos que ganhei a mais no Verão consegui-os recuperar de forma relativamente rápida.
  2. Nalguns dias que dispendi mais esforço físico, o peso baixou bastante, mas recuperou logo de seguida.
  3. Vai ser preciso um esforço maior para chegar aos 74 Kg que pretendo.

Na verdade, ando a descobrir mais alguns resultados interessantes que vou aqui partilhar. Mas, o meu maior desafio vai ser arranjar um sistema mais automático de recolha. Quero manter a minha balança, que não tem grande tecnologia. Talvez haja por aí uma boa app que me permita registar os valores e depois exportar rapidamente…

 

Tags: ,

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *