Perigo das apps

Não deixe o seu Android engripar

Não deixe o seu Android engripar

As apps que descarregamos para os nossos telemóveis têm, por vezes, funcionalidades para além daquilo que esperamos. O problema começa quando essas funcionalidades nos são prejudiciais, estilo vírus de computador, só que agora vírus de telemóvel. E podem ser prejudiciais de tantas formas!

No início deste mês, foi detectada que uma app de Android, designada de “Monopoly Gratis”, desenvolvida por um tal Jonytech, enviava SMS de valor acrescentado! Neste caso, o Google alertava claramente para o problema, referenciando que o utilizador poderia incorrer em custos inesperados, que os seus SMSs podiam ser lidos, editados e mesmo apagados! A app já não está disponível, mas no momento em que foi descoberta, já mais de 1000 utilizadores a tinham descarregado!

A coisa torna-se ainda mais feia quando se descobriu o mês passado um SDK de malware, inserido em apps que foram descarregadas no mínimo umas 9 milhões de vezes, e que estavam lá pelo menos desde Junho passado!

Da próxima vez que descarregar uma app, mesmo que gratuita, verifique que permissões ela lhe está a pedir. E se a app é para um jogo simples, desconfie muito se ela lhe pedir para enviar SMS, ou outras coisas sem sentido! E não instale!!!

Tags: ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *