Perigos de secar a roupa em casa

Ácaros gostam da humidade

Ácaros gostam da humidade

Secar a roupa em casa é uma necessidade que muitos de nós temos nestes Invernos mais chuvosos. Ao contrário do ano passado, em que o Sol brilhou durante semanas consecutivas no Inverno, o mesmo não se tem verificado neste Inverno. Já aqui abordamos um truque para acelerar o processo de secagem dentro de casa, mas neste artigo vamos abordar um dos malefícios.

A humidade libertada da roupa transfere-se para o ar interior da habitação, eventualmente depositando-se nas paredes e outras superfícies, se não for removida. Para além dos problemas estéticos, há igualmente a equacionar problemas de saúde.

Na Escócia, a Mackintosh Environmental Architecture Research Unit (MEARU), em colaboração com outras instituições, estudou este problema. As suas conclusões estão disponíveis no site homelaundrystudy.net e traduzem algumas conclusões importantes.

A principal é relativa ao excesso de humidade e ácaros se poder traduzir no aumento do risco de asma. Simultaneamente, a secagem dentro de casa, associada à utilização de amaciador de roupa, aumenta os riscos de saúde associados a químicos nefastos. A secagem dentro de portas contribui também para o aumento de esporos, com impacto em pessoas com doenças como asma e eczema.

O site contém alguns documentos muito completos, como este que é um autêntico guia sobre como fazer a lavandaria em casa. Ou então este, com uma modelação muito completa. Um outro relatório técnico tem ainda mais dados e gráficos interessantes!

Tags: ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *