Pordata

O site da Pordata é um site que utilizo regularmente, sempre que necessito de indicadores estatísticos nacionais. Eu utilizo-o porque é um local que agrega dados estatísticos de várias entidades nacionais, desde o INE e o Banco de Portugal, até mais 50 entidades oficiais.

A visualização de alguns dos gráficos do Pordata permite-nos uma maior consciência de determinadas realidades e valores. Veja-se o exemplo das despesas de consumo das famílias, que se visualiza no gráfico abaixo, em que se observa como nos últimos anos (infelizmente apenas até 2009) tem evoluído as despesas de nossas casas. Vejam como os custos de “Habitação, água, electricidade gás e outros combustíveis”, bem como os de “Produtos alimentares e bebidas não alcoólicas” não têm parado de subir! E cuja subida nós aqui no Poupar Melhor procuramos combater.

Gráfico Pordata sobre consumo das famílias

A Pordata também permite a visualização de gráficos ao nível dos Municípios. No exemplo do gráfico abaixo, retirado daqui, podemos observar o consumo de energia eléctrica por Município. Alguns municípios registam valores muito elevados por via das indústrias aí presentes, mas fica clara a diferença entre o litoral e interior.

Consumo de electricidade por municipio

Há muita mais informação que poderia estar presente nesta Base de Dados, e porventura até mais actualizada. Como a que mostramos no exemplo das taxas de juro. Ainda assim, esperemos que este bom exemplo de Serviço Público se reforce ainda mais…

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *