Preparar um tremor de terra

Sismo

Sismo

Um tremor de terra, um terramoto, um sismo, é provavelmente um dos cataclismos que potencialmente teremos que suportar no futuro próximo, especialmente no sul de Portugal. Sendo impossíveis de prever, pelo menos com a tecnologia actual, podemos ao menos ter interiorizado como nos preparar para reagir no caso de tal vir a acontecer. Mas sabemos que acontecem, e quando acontecem, como foi o caso recente do sismo do Nepal, aparecem sem aviso…

Saber o que fazer num caso dum sismo é algo que vagamente sabemos. Em muitos anos de navegação pela Internet, num encontrei um site ou um documentos que me chamasse verdadeiramente a atenção. Até tropeçar neste PDF da FEMA, uma instituição dos Estados Unidos.

Obviamente, parte do documento reflecte a realidade dos Estados Unidos, mas tem condensadas muitas dicas, algumas que já sabia, outras que ainda não interiorizei, e outras uma novidade. Aqui destaco algumas das que considero mais importantes:

  • Fixar à parede, ou por outro meio, objetos que possam cair/tombar durante um tremor de terra. Dar especial atenção onde passamos muito tempo, nomeadamente sobre a cabeceira da cama. Dar igualmente atenção a objetos preciosos e/ou caros.
  • Praticar como cair, nos proteger e agarrar. Aparentemente num sismo, pode ser muito difícil nos mantermos de pé, e sermos facilmente derrubados…
  • Planear como manteremos contacto com a família. Num terramoto forte, pode contar com a sobrecarga de comunicações, ou mesmo a sua ausência…
  • Planear uma reserva de alimentos e água. Esta reserva pode ser útil noutras circunstâncias…
  • Durante o sismo, protegermo-nos contra a queda de objetos. Um bom local para nos protegermos pode ser por baixo de uma mesa. Aparentemente, debaixo de uma porta não parece ser um lugar particularmente seguro, apesar de o contrário ser frequentemente também referenciado.
  • Depois de um sismo terminar, se existir uma saída, deve procurar um local aberto e distante de possíveis derrocadas
  • No caso de estar próximo do mar, ou de um local a pouca altitude, não se esqueça que se pode seguir um tsunami

O documento têm muitos mais pontos interessantes. Todavia, aposto que alguém saberá de algum bom documento que aborde esta temática da perspectiva portuguesa? Se sim, que partilhe, porque uma perspectiva adaptada à realidade portuguesa seria também muito interessante!

Tags:

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *