Preservar o frio

O acto de retirar objectos do congelador tem inerente quase sempre uma perca de energia. É bastante frequente chegarmos a casa e retirarmos algo do congelador para cozinhar. Para descongelarmos utilizamos várias técnicas, desde o aquecimento com água quente (desaconselhado, em função da possível proliferação de bactérias), até à descongelação no micro-ondas. Em qualquer caso, estamos a consumir energia para o fazer.

Uma técnica alternativa é anteciparmos o acto de descongelação. Retirá-lo do frigorífico e deixá-lo descongelar naturalmente, poupa-nas a energia da descongelação. Mas se anteciparmos o acto umas horas mais, podemos colocar o objecto a descongelar dentro do frigorífico. Tal significa que o frio acumulado no objecto congelado servirá para arrefecer o ambiente do frigorífico, minimizando o consumo de energia para manter o frigorífico fresco. A colocação dos objectos a descongelar na parte inferior do frigorífico tende a maximizar a eficiência da técnica.

Para esta técnica funcionar adequadamente, é necessário um maior planeamento. Todavia, no nosso dia a dia, significa normalmente colocar de manhã a refeição da noite no frigorífico. O planeamento pode ser traiçoeiro, porque como se sabe o alimento descongelado deverá ser consumido de seguida. Tal como outras técnicas de poupança, requer alguma aprendizagem.

Tags: ,

{ 3 comments to read ... please submit one more! }

  1. Sigo com interesse o vosso blogue e tenho aproveitado algumas das dicas que vão deixando da vossa prática e dos testes/experiências que vão fazendo.
    Quando referiram o fato de ser vantajoso descongelar a comida no frigorífico, onde o próprio frio da comida seria “aproveitado” para manter a temperatura constante com diminuição do consumo de energia, lembrei-me se em termos de poupança também seria vantajoso, todos os dias de manhã, colocar os cubos de gelo do congelador (ou mais gelo) na parte do frigorífico… Fará sentido executar esta prática diariamente (ou duas vezes por dia) e conseguir-se poupar no consumo do frigorífico? Portanto, seria retirar do congelador cubos de gelo, colocar água no congelador e assim sucessivamente…
    Cumprimentos,
    Mário Duque

  2. Mário,
    Não vai conseguir nenhuma poupança, mas sim aumentar o seu consumo… A energia que despende ao congelar a água é superior à que consegue poupar no frigorífico. É claro que isso também é válido para os objectos congelados que referimos, mas aí trata-se de recuperar alguma da energia que despendemos no acto de conservar esse alimento, em vez de a desperdiçar ao descongelarmos doutra forma…

  3. Ok. Faz todo o sentido
    Obrigado pela atenção.

{ 0 Pingbacks/Trackbacks }

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *