Procurar alojamento para férias

Logotipo da Trivago

Logótipo da Trivago

No Poupar Melhor gostamos de comparadores de preços, por isso, o Trivago fica registado para futuras pesquisas por alojamentos mais baratos. O gosto por este tipo de serviços já não é novidade no nosso site. O Trivago assume-se como um site de comparação de preços. O resultado da pesquisa é a comparação dos preços de alojamento entre vários intermediários com vários critérios de diferenciação.

Por causa de toda a publicidade à Trivago, decidi ir ver o que tinha de diferente este serviço. No site pode ler-se:

O trivago é o maior buscador de hotéis do mundo, comparando preços de mais de 700.000 hotéis em mais de 180 portais de reservas como Booking.com, Expedia e LastMinute.com.

Com os últimos cartuchos para queimar no final do verão, estivemos lá em casa a fazer as contas para decidir onde ficar nesta última semana de férias. Já há algum tempo, quando fizemos o artigo do Tripadvisor, o amigo Ricardo C. veio dizer-nos que usava o Booking.com para procurar alojamento. Pessoalmente também já tinha contratado por esta via e com sucesso. O Trivago usa o Booking.com como uma das origens dos seus resultados, o que me pareceu logo bom sinal.

O interface gráfico de utilizador do site e da app no iPhone são muito diretos. A utilização é focada no objetivo do utilizador e facilita a pesquisa por ser um motor especializado. Num motor de pesquisa generalista teriam de:

  1. Procurar com termos que poderiam ou não retornar resultados;
  2. Abrir cada resultado para identificar o sitio onde se encontrava o preço para o período em que lá queriam ficar; e
  3. Tomar nota de tudo para comparar.

Como qualquer outro comparador de preços, o objetivo é reduzir o esforço e tempo necessário para a pesquisa e comparação de resultados e não certificar-nos a nossa decisão. Isto implica que quando identificarem aquela pechincha que vos interessa vão ter de ir ler as letras miudinhas no sitio onde irão efetuar a transação.

No Trivago o preço apresentado é de um dos vários sites especializados que funcionam como intermediários para fazerem a vossa reserva de alojamento. Cada resultado mostra a origem do preço e apresenta mais informação sobre o que o preço apresentado nos compra. Os preços têm variações que podem fazer toda a diferença, mas a reserva não é feita junto da Trivago e sim num dos sites de onde a Trivago obteve o preço, mas também do que contratam. O alojamento pode incluir pequeno almoço e dormida ou pode não pequeno almoço e ser só o alojamento, entre outras diferenças:

[…] trivago é um site de comparação de preços de hotel e não é possível fazer uma reserva de hotel directamente connosco. […]

[…]todos os sites de reservas mostrados no trivago são confiáveis. Nós trabalhamos apenas com sites de reservas que têm boa reputação, para que, desta forma, lhe possamos mostrar o melhor preço possível.[…]

[…] As ofertas de hotéis e reservas de viagens ou de serviços relacionados, estão baseados em bases de dados ou websites de turoperadores externos de trivago. trivago não assume nenhuma responsabilidade pelo grau de acabamento e precisão dessas ofertas. […]

A Trivago oferece um sistema de dinheiro por opinião a que chama o seu sistema de Milhas:

Todos os membros da comunidade ganham uma percentagem do dinheiro baseado no número de milhas que têm. O valor em dinheiro é posteriormente adicionado na sua conta bancária trivago. A partir do momento em que tem um mínimo de 10 Euros pode solicitar o pagamento através do PayPal ou Moneybookers.

Com este sistema a Trivago tenta fornecer mais do que a comparação entre preços sem responsabilidade. Tenta assim garantir que existe informação adicional que permita aos utilizadores decidirem-se baseando-se também na opinião de outros utilizadores.

Esta prática tenta evitar também que os utilizadores comprem gato por lebre ou fiquem sem alojamento quando chegam ao seu destino.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *