Quanto custam os faróis acesos?

Num post anterior, havíamos referenciado como calcular quanto custa 1W num automóvel. Hoje iremos verificar quanto custa manter os faróis médios acesos. Há vários tipos de lâmpadas nos automóveis, mas as mais comuns para os faróis médios são as que consomem 55W. Quanto custa então manter os faróis acesos?

Como há dois faróis no carro, vamos considerar um consumo adicional de 110W. Na verdade, o consumo eléctrico será bastante superior, porque quando se acendem os médios, acendem tipicamente luzes no tablier e outras luzes de presença. Considerando todavia apenas as lâmpadas, se mantivermos os faróis ligados durante um percurso de 100 Km, para um automóvel que consuma 7 l/100Km, e se o custo do combustível for de 1,50 €, o custo dos médios será de:

  • 110 x 0,012% = 0,0132
  • 7 x 0,0132 = 0,0924
  • 1,50 x 0,0924 = 0,1386

O custo de andarmos com os médios acesos será de cerca de 14 cêntimos por 100 quilómetros.

Nos carros mais novos, vendidos a partir de Fevereiro de 2011, já são obrigatórias as luzes de circulação diurnas. Felizmente, os consumos são menores, mas serão sempre um peso para a sua carteira. Esperemos que realmente contribuam para reduzir a sinistralidade, mas como a maioria dos estudos que dizem que as luzes proporcionam uma segurança acrescida, reflectem uma realidade de países de latitudes elevadas, e não da realidadedos países do sul da Europa, tenho dúvidas que tal venha a acontecer.

Em qualquer caso, não se esqueça de desligar as luzes quando elas não são necessárias. Recorde-se de verificar se desligou as luzes quando saiu da garagem, ou depois de passar um túnel, por exemplo. Ao mesmo tempo que poupa na sua carteira, poupa também  as lâmpadas, bem como no Ambiente!

Tags: ,

{ 3 comments to read ... please submit one more! }

  1. Tenho a dizer que este post não tem sentido!
    Só quem não anda na estrada (principalmente em nacionais) é que irá concordar com isto!
    Eu ando muitas vezes na estrada, e muitas são as vezes que faço sinais de luzes para acenderem as luzes. Alguém já tentou distinguir se um carro vem longe ou perto quanto tem o sol de frente? ou quando está “lusco-fusco”?

    Toda a gente devia ser obrigada a andar com as luzes acesas, (por isso é que surgiu o DRL). As luzes não servem só para ver, servem também para ser visto!! Se discordam, vão para a estrada fazer alguns milhares de kms e depois venham cá comentar e dizer se ajuda ou não.

    Existem outras coisas onde realmente devemos poupar! Andar com as luzes desligadas pra poupar? pff… pra isso deixem o carro em casa e vão de trans. públicos, o carro também gasta muita coisa, não é só combustível.

  2. João Henriques,
    Repare que a nossa sugestão é desligar os médios quando eles não são necessários. Ninguém discute que deve andar com eles ligados de noite, ou quando está “lusco-fusco”, ou em qualquer outra situação em que o código de estrada a isso obrigue.

  3. Os motociclos são obrigados a andar com as luzes de cruzamento ligados (médios), por isso, por imposição legal não vou poder poupar com esta medida.

{ 0 Pingbacks/Trackbacks }

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *