Redução do campo de visão ao conduzir a alta velocidade

Uma das consequências de aumentarmos a velocidade, nomeadamente quando conduzimos, é a redução do campo visual. O documento “Engenharia de Tráfego: Conceitos Básicos” tem um gráfico e uma imagem que ilustram esse facto de forma clara. Na primeira imagem abaixo, à esquerda, podem ver como se reduz o campo de visão periférica em função da velocidade. Na imagem à direita ilustra-se o efeito de redução do campo de visão com a velocidade.

Redução

Campo de visão periférica em função da velocidade

Redução do campo de visão

Redução do campo de visão

A Prevenção Rodoviária Portuguesa tem um site onde pode experimentar como varia o campo de visão em função da velocidade. Note-se como a uma maior velocidade deixamos de ter a percepção do muito que se pode passar à nossa volta!

Obviamente, diferentes pessoas terão respostas diferentes. Nesta tese, por exemplo, aborda-se se o comportamento de desportistas de jogos colectivos, é ou não diferente do de outras pessoas.

Uma forma fácil de perceber este problema é olhar para gravações efectuadas a alta velocidade. Este vídeo, de uma perseguição policial, demonstra bem diferentes campos de visão, a diferentes velocidades. Neste outro vídeo, percorremos o circuito do Mónaco dentro de um Fórmula 1. Vejam como o campo de visão varia dramaticamente em função da velocidade. Em qualquer caso, dá bem para perceber que o aumento de velocidade tem um risco muito elevado, embora nos possa poupar algum tempo…

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *