Refazer peças de plástico sem impressora 3D

Fiquei impressionado com a “engenhosidade” da técnica de recuperação de peças de plástico partidas apresentada neste vídeo por permitir recuperar coisas que tipicamente não tinham outra solução que não fosse usar assim ou comprar uma nova.

A solução apresentada no vídeo passa por juntar bicarbonato de sódio com super-cola para obter um cimento/cola. Esse cimento/cola solidifica muito rapidamente e pode depois ser limado e cortado à forma desejada.

A vantagem de utilizar a super-cola com o bicarbonato de sódio é que esta cria uma massa rígida que pode ser depois limada ou cortada ao formato da peça que se partiu. A super-cola, por seu lado, quando usada em separado, só serve de cola.

Esta solução pode não ser nova na web, mas para mim, que volta e meia tenho de arranjar o que lá em casa alguém diz que “partiu-se”, pode vir a servir. Pode servir, por exemplo, para reconstruir a tampa das pilhas do comando remoto com que uma das crianças teima em brincar enquanto vê televisão.

No vídeo, o autor diz que viu a técnica em vídeos de recuperação de instrumentos musicais e não entra em muitos detalhes sobre a razão pela qual a super-cola reage com o bicarbonato de sódio, mas demonstra a sua aplicação em vários objetos que aparentemente não teriam solução.

Com esta solução, a compra de uma impressora 3D deixa de ter menos uma vantagem a seu favor. E já tínhamos aqui apontado desvantagens de usar uma impressora 3D.

{ Comments are closed! }