Regar plantas em férias

Um dos problemas de ir de férias é regar as plantas que temos em nossas casas. Já tentei várias aproximações, mas nenhuma delas deu grandes resultados. Todavia, há muitos anos que havia tido uma ideia, mas só agora a pude concretizar!

Durante muito tempo perguntei a mim mesmo como arranjaria um daqueles sistemas de administração de soro que utilizam nos hospitais. Já perguntara a várias pessoas ligadas à Saúde, já perguntara em farmácias, mas nada. A semana passada, uma amiga farmaceutica arranjou-me um exemplar. Tecnicamente é um “perfusor com arejador incorporado”.

Num artigo próximo vou mostrar como é fácil montar um. Quando iniciei a experiência em casa, não foram precisos mais de 10 minutos para fazer o protótipo seguinte:

Garrafão onde está o "soro"

Garrafão onde está o “soro”

Para além do sistema, foi só arranjar um garrafão de água, um pedaço de caixote a improvisar de suporte, e um bocado da bancada da cozinha, não fosse alguma coisa correr mal… O paciente, como podem ver na imagem abaixo, ficou no chão. Foi só regular com alguma perspicácia, e deixá-lo durante a noite!

"Paciente" no chão

“Paciente” no chão

O resultado foi espectacular! 130 ml vertidos durante 12 horas, o que significa que um garrafão destes cheio de água dá para cerca de três semanas de ausência. Sem um único pingo na bancada, a solução passou ao teste seguinte, no sentido de perceber se era possível conseguir um ritmo de saída de água mais lento! E na verdade foi, com apenas 25 ml nas 12 horas seguintes, o que quer dizer que uma garafa de um litro dará aí para uns 20 dias…

Tags: ,

{ 4 comments to read ... please submit one more! }

  1. Tento fazer o mesmo à anos. Falta-me o equipamento do soro :-(

  2. Parece uma boa ideia, mas a pingar só umas gotinhas de cada vez é provavel que a àgua evapore e não chegue às raízes. Estou a esquecer-me que pode-se sempre colocar a pingar para o prato do vazo (já com alguma água) e assim este nunca fica seco.

    Parabéns pelo website. Cumprimentos.

  3. Pedro N,
    Comprei na Farmácia Nova Iorque, na Avenida Estados Unidos da América, em Lisboa.

    HT,
    Estou a investigar uma solução intermédia, para a água também não evaporar do prato…

  4. Gostei da ideia e improvido.
    A experimentar.

{ 0 Pingbacks/Trackbacks }

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *