Rescisão NOS

Já tinha ouvido referências à dificuldade que era rescindir os serviços da NOS (ex-ZON). Por isso, quando decidimos rescindir os serviços de Televisão, Internet e Telefone, estava preparado para aguentar um caminho difícil. Mas não tão difícil como o que se atravessou na minha frente.

Quando subscrevemos um serviço de telecomunicações, é só facilidades! Quando queremos sair, parece uma missão praticamente impossível. Os relatos na Internet são muitos, e começam alegadamente logo que se subscreve um serviço, mesmo dentro dos primeiros 14 dias após a celebração do contrato, no período em que o consumidor pode exercer o direito de livre resolução. Os relatos dos consumidores enredados no processo abundam igualmente na Internet, como se pode ver em diversos exemplos.

Os problemas começaram em Dezembro, quando liguei para o Suporte a Clientes, 16990, para saber o que era necessário fazer para terminar o serviço. E é aí que começa a tentativa de lavagem cerebral, para não desistir do serviço. São minutos e minutos a explicar que não vale a pena tentarem me impingir o que quer que seja!

Nestas fases, é preciso aguentar firme! Eles vão fazer propostas atrás de propostas, mas basicamente é sempre a mesma coisa! E tenham muito cuidado em aceitar o que quer que seja, porque facilmente ficam fidelizados a uma coisa qualquer. No final, quando percebem que quero mesmo sair, dizem-me que tenho que ficar mais um mês, porque já passou o dia 15, e como a facturação é no final do mês, já só posso rescindir em 2015… E é me explicado finalmente como posso rescindir com a NOS.

Nos dias seguintes, recebi mais outro telefonema muito interessante! A dar razão àqueles que sugerem que existe uma forma muito simples de baixar a factura de telecomunicações: ameaçar rescindir os serviços. Acreditem que a proposta que me fizeram era imbatível no mercado…

A rescisão tem que ser feita por escrito, enviando um formulário para a NOS. Juntamente com o formulário deve ser enviado uma cópia do cartão do cidadão. O envio deve ser feito para o endereço da NOS, e no meu caso optei por enviar em correio azul, registado e com aviso de recepção! A morada para onde enviei foi a seguinte:

  • NOS
    Apartado 52001
    1721-501 Lisboa

Por vias das dúvidas, enviei a mesma documentação por fax para o número 211454235. Segundo vários relatos na Internet, este número vai mudando, por forma a não ficar muito conhecido…

Passado uns dias, passei a receber chamadas estranhas. Originavam dos números 211543563 e 220112563, e tinham uma característica comum: atendia-se e do outro lado, nada, desligando-se a chamada passado uns segundos…  Quando eu ligava de volta para o número, estava sempre interrompido… As chamadas eram insistentes, e acabei por descobrir na Internet que os números afinal eram da NOS.

Há pouco mais de uma semana recebi nova chamada. Atendi, e passados uns segundos, entrou um operador em linha, depois de muitos “tô xim” do meu lado. Nem queria acreditar! O operador não sabia porque me estava a ligar! Não sabia, porque só podia saber depois de eu fornecer o número de contribuinte! Mas só percebi essa parte depois de minutos à espera do interlocutor, que afinal estava à minha espera, que eu dissesse o número de contribuinte. Um processo kafkiano, que consiste em ligar para os clientes, sem saber porque se está a ligar, mas que depois do cliente se identificar, poderá dizer porque ligou… Um phisher não faria melhor!

O que se seguiu foi muito desagradável. Passei a gravar a chamada, após autorização do interlocutor. Alguém que estava a pedir uma identificação, que eu não daria. Pedi para falar com o supervisor, mas não me foi passado. Depois de 25 minutos, o operador, com o consentimento do supervisor, com o qual nunca cheguei a falar, desligou-me a chamada, depois de me dizer que seria contactado pela área da Supervisão dentro das 48 horas seguintes. O que não aconteceu.

Dez dias depois, recebi mais uma chamada da NOS. Estava tranquilo, já tinha recebido o aviso de recepção. Começaram por apresentar-se como interessados em avaliar a minha satisfação relativamente aos últimos contactos. Depois de perceberem que a minha insatisfação era muito grande, voltaram à estratégia de tentarem vender-me qualquer coisa. Já não eram da qualidade, eram novamente comerciais. Depois tentaram perceber porque tinha pedido a rescisão, mas rapidamente perceberam que não ia dar explicações. Passaram à fase seguinte, que foi a de dizer que não tinha enviado toda a documentação…

Grande lata! Voltei a certificar-me que autorizavam a gravação da chamada, e comecei a gravar o Take II. E tomei nota mental para o fazer sempre que me voltassem a ligar no futuro. Não se esqueçam todavia que só podem gravar a chamada quando exista o consentimento prévio e expresso dos utilizadores. Porque aceder às gravações efectuadas pelas empresas a nós, é uma missão que já tentei várias vezes, mas que deve raiar o limite da impossibilidade.

Tive que pedir para falar novamente com o supervisor. Desta vez foi logo à primeira! E o supervisor lá me explicou que tenho que entregar o que falta, mas que tenho 30 dias para o fazer, mas sem prejudicar a data em que submeti o pedido original, o tal antes de 15 de Janeiro. Ao contrário do interlocutor inicial, que referia que tinha que submeter o pedido outra vez, como deve ser, deixando implicitamente que teria de pagar mais uma mensalidade…

Enfim, desta vez vou mesmo ir a uma loja NOS. Vou perder mais do meu precioso tempo. Infelizmente, quando nos queixamos da falta de produtividade deste País, este é apenas mais um grande exemplo! Se calhar, era por aí que devia ter começado…

 

Tags:

{ 22 comments to read ... please submit one more! }

  1. Passei recentemente por uma situação semelhante.

    ligaram-me da EDP Comercial, para mudar da EDP Universal com um proposta de preços para 2015 – fica até ao final de 2015-, mas que tinha de ser aceite em 2014 (data em que os outros operadores ainda não tinha tabelas de preços, supostamente por falta de elementos a fornecer pela EDP Distribuição.

    Aceitei e passei a ser cliente da EDP Comercial em 29/12/2014, mas só recebi o contrato em 14/01/2015, depois de ter passado os 14 dias para desistir do contrato. Estranhamente os preços que constam do contrato são diferentes dos que me foram indicados telefonicamente.

    Pedi esclarecimentos à EDP Comercial e acesso às gravações: missão impossível.

    Resta-me agora rescindir contrato com a EDP Comercial.

  2. Para este tipo de assuntos o melhor é mesmo dirigir-se desde logo a uma loja física. Lá entrega o pedido de rescisão e eles deverão ter que entregar algo que prove receberam esse pedido. Depois caso algo de errado aconteça, já fica com um documento para apresentar em defesa.

    Isto porque tratar este tipo de coisas remotamente por telefone ou por carta dá-lhes a possibilidade de terem sempre margem de manobra para omitirem o que foi falado e escrito, alegando que nunca receberam qualquer comunicação, etc… bem como o constante adiamento de abertura do processo de rescisão.

    Na loja ao menos ninguém desliga o telefone na cara! :)

  3. Bom dia.
    Foi com grande entusiasmo que li este artigo. No entanto, o seu desfecho com sucesso é sempre difícil, mas não é impossível.

    Recomendo que preste esta informação à DECO e também à ANACOM.

    Fico à espera do episódio da loja física.

    Cptos.

  4. Na loja fui muito bem atendido! Nem 5 minutos estive lá!
    Agora, por telefone, continuam a ligar…

  5. É incrivel a semelhança de todo este processo aqui descrito com o que me aconteceu mas com os serviços MEO. Depois de 2 anos (do contrato de fidelização) sempre com péssima imagem TV, com internet intermitente, telefone aos soluços e muitas vezes com as chamadas a caírem a meio de uma conversação e mais, depois de me ter apercebido que andava a pagar jogos vídeos que não subscrevi (eram uma oferta inicial, mas que me obrigavam a rescindir passado x tempo), já completamente exausto de reclamar e sem margem para dúvidas com ganas de rescindir aquele contrato diabólico, também não pude rescindir na data que pretendia, fizeram-me pagar uma multa e uma data de dias a mais, e outras tropelias. Igualmente passei a receber chamadas anónimas que não tinham interlocutor, recebia estas chamadas seguidas e a horas impróprias do dia e da noite e ninguém falava. Também estavam constantemente a telefonar-me com novas propostas ou com inquéritos de satisfação que óbviamente não respondia. Enfim, um calvário em tudo semelhante ao aqui descrito pelo senhor A. Sousa e que pelo visto é prática comum destas empresas. Só me admira (ou talvez não!) como a legislação e o estado permitem quecoisas destas aconteçam com os seus cidadãos, que já nem um serviço de defesa do consumidor de geito têm.

  6. Infelizmente O nosso pais é paraíso para estas empresas que usam e abusam de buracos nas leis para nos extorquirem o máximo que podem e quando não usam de buracos nas leis sabem que quem está do outro lado raramente protesta e raramente conhece as leis que protegem os consumidores e depois… temos os sugadouros de dinheiros públicos que são as entidades reguladoras do tipo ANACOM mas que na verdade nada regulam e nada fazem porque comem do mesmo tacho e estão compradas ou reféns das grande empresas tipo SONAE e afins.

    No meu caso pessoal quando decidi rescindir com a NOS iniciei o processo tentando seguir todas as regras mas quando começaram as fantochadas eu decidi agir por minha conta e jogar o jogo deles ou seja burlar o burlão e o que fiz foi muito simples e resultou ou seja em pouco tempo e sem chatices foram eles obrigados a rescindir comigo em vez de ser eu a rescindir com eles, como?

    Muito simples, deixei de pagar as faturas até eles me cortarem todos os serviços ou seja obriguei-os a ativar a clausula do contrato que permite que eles rescindam o contrato por falta de pagamento e com o contrato rescindido entreguei a box numa loja e paguei todas as faturas mas não permiti que me restabelecessem os serviços e pronto assunto resolvido.

    Desta forma deixei bem claro que na minha casa mando eu, e como paguei todas as faturas não fui parar á famosa lista negra das operadoras e assim pude contratar outra operadora.

  7. Pay atentionão, isto é tudo verdade. Os numeros não provêem da nos mas duma sp, para quem não sabe, são service providers. Estes números são números da nos mas a empresa chama-se Pluricall. É uma empresa alvo a abater. Recebem 1500€ contratam trabalhadores por 500€, os formadores são umas bestas e paneleiros. Eu tive lá e constatei isto. Melhor q esta formação só mesmo a IURD, porque não tem formação para dar formação e tratam as pessoas como os velhos, os cabroea, os filhos da luta, os merdas com conversa e merdá, os carvalhos. Isto dito por uma besta chamada Reinaldo Teles. Epah eu como cliente estou com um pé atrás. Se o governo terminasse com estas empresas o pais era e andava muito melhor. Agora falando dos 14 dias de rescisao cuidado!

    É politica da nos e dps sp’s os client s que pretendem desistir não tem está clausula dr salvaguarda. Porque neste tempo se quiserem sair pagam e bem caro. Passei a ser racista. Mandem os pretos para a terra deles, pq isto e controlado por macacos. Epah e para ter paneleiros do outro lado da linha, epah, p isso tenho um em casa que AP menos serve para me guardar as panelas! LooooooL

    Pecam sempre para não terem contactos de telemarketing é o melhor

  8. Isto e o que sinto quando tento cancelar…

    https://www.youtube.com/watch?v=vEaNCoCXcdk

    Enrolam tanto que uma pessoa ate prefere continuar cliente.

  9. Isto só ao murro!porque realmente isto e verdade não e ficção! Welcome to Portugal… empresa que devia estar fora do cardápio para todos não comprem nada a estes vigários se não querem ter chatices grosseiras!

  10. Eu só tenho uma coisa a dizer, a NOS, e quase toda a gente que lá trabalha é formada para uma só coisa: fornecer o pior serviço e atendimento possível!!

    Só sei que mudei da cabovisão (outro serviço anedota) para a NOS e 2 meses depois já estava mais do que arrependido.

    Problemas com wireless desde início e todos dizem que eu assinei o contrato e por isso basicamente tenho de me aguentar e se quiser meter o dedo no real rabo.

    Não recomendo NOS a ninguém, VODAFONE OU MEO!

{ 0 Pingbacks/Trackbacks }

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *