Standby de ar condicionado

Os equipamentos de ar condicionado têm um consumo em stand-by um pouco elevado. No caso de sistemas multi-split, vejo por vezes referenciados valores de 50 Wh.

Acontece que o consumo dos sistemas de ar condicionado está associado à manutenção da temperatura do óleo do cárter. Para isso existe normalmente uma pequena resistência que aquece o óleo do cárter do compressor, para que ele esteja à temperatura ideal quando o aparelho fôr solicitado.

Ocorrem todavia vários aspectos que interessa avaliar. Em primeiro lugar, o consumo de electricidade é maior no Inverno, quando é preciso mais energia para manter os fluidos à temperatura indicada. Num equipamento que tive oportunidade de avaliar, o consumo não era constante, mas função da temperatura exterior. E não estava sempre ligado, ora ligando, ora desligando. Tal significa que no Verão, em princípio, os consumos em stand-by serão bastante inferiores.

Obviamente, a forma mais rápida de nos livrarmos destes consumos em stand-by, é desligar os aparelhos no quadro eléctrico. Esta é normalmente a única forma de acabar efectivamente com esse consumo. Mas, há um grande SENÃO!

Esse senão é que ao voltar a ligarmos o equipamento no quadro eléctrico, não podemos usar imediatamente o ar condicionado! Se isso acontecer, e os fluidos não estiverem à temperatura correcta, boas coisas não vão acontecer ao compressor… As marcas recomendam que os aparelhos sejam ligados no quadro eléctrico até umas 8 horas antes de se ligarem as unidades internas. Para isso, deve consultar os manuais dos equipamentos em detalhe. Esse tempo deverá ser naturalmente maior quando se voltarem a ligar no início do Inverno, pois as temperaturas externas serão menores. Mas, e como o seguro morreu de velho, mesmo no Verão, deve ligar as unidades externas umas boas horas antes de começar a produzir frio nas unidades internas…

Lembre-se que é importante poupar electricidade, pois poupa na carteira. Mas, se avaria um equipamento destes, o peso na carteira será muitíssimo maior…

Tags: ,

{ 2 comments to read ... please submit one more! }

  1. Viva,
    Aproveito para deixar o link sobre esta discussão no Forum da Casa:
    https://forumdacasa.com/discussion/31757/2/ar-condicionado-consumo-em-standby/#Comment_974001

  2. É importante saber isto, porque conheço pelo menos uma pessoa que já associou uma avaria significativa de uma unidade exterior, ao procedimento de ligar no disjuntor e ligar os ACs logo de seguida…

{ 0 Pingbacks/Trackbacks }

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *