Taxas em aeroportos

Na nossa página de Impostos & Taxas, uma das taxas que referenciamos recentemente é a relativa às taxas de Aeroporto. Na verdade, há várias taxas, incluindo as pagas pelas companhias de aviação, mas também as taxas associadas ao acesso à infraestrutura aeroportuária, que tanto deram que falar recentemente.

E é claro que devem estar a chegar novas taxas. Na verdade, olhando para outros países, o cenário é ainda pior. Muitos países obrigam os passageiros a pagar uma taxa ao sair do País nos respectivos aeroportos. Se repararem, a maioria são países sub-desenvolvidos, mas há lá países como o Reino Unido e a Alemanha. É claro que estas taxas não são simpáticas para os passageiros. Há mesmo algumas dicas que supostamente nos permitem minimizar essas taxas, mas obviamente tem que se conjugar com os preços dos respectivos bilhetes.

Num estudo europeu, já um pouco datado de 2009, as conclusões sobre o peso das taxas nas viagens de avião era absolutamente aterrador. Cerca de 40% do valor do bilhete era entregue pelas companhias de aviação aos aeroportos ou governos:

Peso das taxas nos bilhetes de avião

Peso das taxas nos bilhetes de avião

A distribuição das taxas por tipo é visível no gráfico abaixo. Como se observa, nem sequer conseguiram descriminar três quartos dessas taxas:

Tipo de taxas em bilhetes de avião

Tipo de taxas em bilhetes de avião

Pessoalmente, acho que estas taxas deviam ser todas muito detalhadas aos passageiros. Para que todos nós pudessemos efectivamente saber quem fica com o dinheiro das nossas passagens aéreas… E a nível do País, é importante que experiências doutros países aqui ao lado sejam tidas em conta!

Tags:

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *