Temperaturas no sótão

Sempre que entro no nosso sótão, no Verão, apetece-me fugir. É um lugar inóspito, e por isso levou com um termómetro durante uns dias, para perceber as temperaturas que lá se atingiam:

Temperaturas no sótão

Temperaturas no sótão

Curiosamente, as temperaturas atingidas não foram tão elevadas como pensava. E há uma maior variação que a que esperava. Em particular, quando as temperaturas exteriores arrefecem, a temperatura do sótão ajusta-se rapidamente. Como se pode observar pela imagem abaixo, referente às temperaturas oficiais registadas pelo IPMA em Lisboa no período das medições, a evolução das temperaturas do sótão tende a alisar a evolução das temperaturas exteriores.

Temperaturas início Julho

Temperaturas início Julho

Pela evolução observada, rapidamente concluo que pouco posso fazer pela evolução das temperaturas do sótão. A evolução das temperaturas evidencia que a qualidade do isolamento é certamente baixa, e a menos que mudasse este aspecto, pouco posso fazer para impedir a subida de temperatura no sótão no Verão.

Tags:

{ 5 comments to read ... please submit one more! }

  1. A maioria tem o mesmo problema.
    A questão é que o excesso de calor que sentimos dentro de casa deve-se principalmente à falta de isolamento no sótão.
    Experimente forrar o sótão com mantas de lã de rocha. Conheço uma pessoa que o fez e deixou de haver variações de temperatura malucas dentro de casa. Segundo me disse essa pessoa, até não fica caro.

  2. Santos,
    No caso analisado trata-se de um sótão no topo de um prédio de apartamentos. A sua dimensão não permite forrá-lo. Só tenho que me preocupar que não ponha lá nada que se estrague com as temperaturas que lá são registadas.
    Quanto às questões de isolamento que refere, tem toda a razão. Já o havíamos evidenciado neste artigo, só que para o frio: http://www.pouparmelhor.com/praticas/preparem-se-para-o-frio/
    No caso do Verão, é no telhado que o Sol sobretudo incide, e se o isolamento não é bom, então é garantido que uma boa dose desse calor vai passar para o interior do sótão, e depois para o resto da casa…

  3. O correto isolamento e o usos de bons materiais é essencial. Por exemplo, na parte interior de um telhado que tenho, forrei o interior com placas de espuma azul (não sei qual o nome especifico) e a diferença é abismal, tanto para o frio como para o quente.

    O sótão é todo fechado? não possui uma janela que permita arejar?

  4. O sótão é todo fechado, sem qualquer arejamento, a não ser por uns buracos na porta …

  5. Como moro numa casa alugada, para não ter que investir em algo que não é meu, por cima da placa do sótão, estendi cartões, revistas, jornais e embalagens de cartão espalmadas. O papel é um bom isolante e a verdade é que já não estão frio.

{ 0 Pingbacks/Trackbacks }

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *