Usar um multímetro para medir o consumo dos equipamentos

DIGITAL CLAMP MULTIMETER WITH DATA-HOLD FUNCTION AND BACKLIGHT

DIGITAL CLAMP MULTIMETER WITH DATA-HOLD FUNCTION AND BACKLIGHT

O amigo Paulo ɐlǝʇuınb do Twitter ficou a saber que o A.Sousa estava a usar um multímetro para medir o consumo dos equipamentos e ficou curioso em saber como era feito. Eu também não me lembrava das aulas de Fisico-química do liceu, mas aqui fica a explicação para todos:

  • O KWh é uma unidade de energia, enquanto um W é uma unidade de potência;
  • Num multímetro também é possível medir Amperes; e
  • A fórmula simplista dá-nos os Watts multiplicando Volts por Amperes:  W=V x A.

A medição usando o amperímetro é feita com o principio que a eletricidade é cobrada ao KWh.

Considerando uma tensão de 220 Volts, W = 220 x A. Para um equipamento que consuma 110 W (0.11 KW), se este estiver ligado durante uma hora, o consumo será de 0.11 KWh, mas se este estiver ligado apenas meia hora, o consumo será apenas de 0.055 KWh.

Assumindo que o equipamento consome sempre o mesmo, depois de multiplicar a potência que consome instantaneamente pelo tempo que estiver ligado obtemos o consumo. Se o consumo for variável (eg. http://www.pouparmelhor.com/praticas/quanto-custa-carregar-o-meu-telemovel/) teremos que calcular os períodos da variação.

Tags:

{ 2 comments to read ... please submit one more! }

  1. Multiplicar a corrente (em Amperes) pela Tensão (em Volts) dá a Potencia Aparente, geralmente medida em VA (VoltAmpere) ou KVA. Para se ter a potência real é preciso multiplicar pelo Factor de Potência ( coseno de “fi”, em que “fi” é o ângulo entre a fase da corrente e da tensão).
    Os aparelhos de medição de potência electrica já fazem este cálculo (o que eu uso indica a tensão, corrente, factor de potência e potência, e foi comprado no LIDL).
    Há casos em que há tensão e corrente mas nãohá potência gasta porque as cargas são indutivas e o ângulo é 90º, ou seja o Cos 90º = 0.

{ 0 Pingbacks/Trackbacks }

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *