USB 2 vs. USB 3

USB 3 a azul

USB 3, à esquerda, a azul

Referenciamos há dias como a velocidade de um disco duro (não SSD) varia entre a sua parte externa e interna. Na altura fiquei ciente de que nunca tinha efectuado um teste aos meus discos externos, e em concreto as diferenças quando os ligo em computadores com USB 2 e USB 3.

Naturalmente, o USB 2 é uma versão mais antiga que o USB 3. Este último só está disponível em determinados equipamentos, de uma gama normalmente mais elevada, e é caracterizado por normalmente ter nas conexões a cor azul, como se pode ver na imagem acima.

A experiência que fiz versou um disco de 2 TB, ligado a uma docking station, por sua vez ligado ao computador através de um cabo USB 3. Na primeira experiência, liguei o disco duro externo a um conector USB 2, e fiz as medições com o HD Tune. Como se pode ver na imagem abaixo, a velocidade de leitura manteve-se constante ao longo da extensão do disco, sempre ligeiramente abaixo dos 30 MB/segundo. Este valor está ligeiramente abaixo dos melhores valores que observei em USB 2, e cujo limite prático anda pelos 36 MB/segundo:

Velocidade do disco ligado através de USB 2

Velocidade do disco ligado através de USB 2

Quando voltei a fazer exactamente a mesma experiência, mas desta vez ligado ao conector USB 3 do computador, o resultado foi o seguinte:

Velocidade em USB 3

Velocidade em USB 3

Como se pode ver, quando se acede à parte externa do disco através de USB 3, a velocidade chega a ser mais de quatro vezes superior à velocidade em USB 2. Mesmo na parte mais lenta do disco, a velocidade é pelo menos duas vezes superior. Os tempos de acesso mantêm-se todavia muito semelhantes.

A importância do USB 3 será ainda mais importante quando se utilizam discos SSD externos. Não tenho nenhum à mão, mas a velocidade deverá ser bem superior. Esta experiência demonstra também a importância de termos USB 3 quando compramos um disco externo que vamos utilizar com regularidade…

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *