Valores mais precisos na escolha de um novo tarifário de electricidade

Uma dúvida que pode surgir facilmente quando utilizamos o simulador da ERSE para verificar qual a melhor oferta de electricidade no mercado liberalizado, é a de que valores vamos introduzir para efectuar uma simulação adequada. Se não recolhe os dados periodicamente, pode ser difícil a utilização do simulador, e simultaneamente ter uma certa garantia de que os valores reflectem fielmente os seus padrões de consumo.

Apesar dos múltiplos valores que recolho, entendi que a forma mais simples era utilizar os valores existentes nas próprias facturas da EDP. Como podem ver pela imagem abaixo, algumas vezes as leituras são efectuadas com exactamente um ano de diferença. Assim sendo, é fácil calcular um consumo anual de 864 kWh em Vazio e 1424 kWh em Fora de Vazio.

A inserção destes valores no simulador da ERSE, na secção “Consumos relativos a um ano” permite averiguar rapidamente a melhor oferta no mercado liberalizado para os consumos de cada um…

Exemplo de elituras EDP com um ano de diferença

Exemplo de elituras EDP com um ano de diferença

Outros posts do A.Sousa:

[Publicidade]


[Publicidade]

{ 6 comments to read ... please submit one more! }

  1. Há já algum tempo que eu sou leitora assídua do seu blog, pedindo desde já desculpa pelo “abuso” gostaria de saber se me pode ajudar na seguinte questão.
    Desde há algum tempo que eu ouço informações contraditórias acerca da obrigatoriedade de mudarmos de empresa fornecedora de electricidade, pois segundo a ultima “informação” se não mudarmos o contrato corremos o risco de sermos multados e que os preços irão aumentar.
    Aqui na minha zona (Vila Nova de Gaia) as filas para sermos atendidos num balcao da EDP não tem fim, pelo telefone 808505505 tambem não estou a consegui (devido a um elevado nº de chamadas).
    O meu tarifario é o bi horário e a empresa é a EDP Universal.
    Se me puder ajudar nesta questão, fico muito grata.
    Como provávelmente as minhas dúvidas são as de muitas pessoas, se for conveniente e se puder fazer um post sobre o assunto …

    Uma leitora Helena Almeida

  2. Helena,
    Já ouvi várias vezes a ideia da “multa”, coisa que não existe no veradeiro sentido do termo. Mas presumo que esteja a ser utilizado como forma de pressionar. A “multa” que refere foi a que abordamos no seguinte artigo:
    http://www.pouparmelhor.com/praticas/descontos-nas-tarifas-do-mercado-liberalizado-da-electricidade/
    Há de facto uma subida de tarifas, “acrescidas de um montante resultante da aplicação de um fator de agravamento, o qual visa induzir a adesão gradual às formas de contratação oferecidas no mercado”. Mas daqui ao conceito de multa vai uma longa distância, pelo menos na forma como o vejo.
    As confusões e problemas que nos são colocados a nós consumidores, não estão a ser admitidos. Eu próprio já fiz perguntas à ERSE, e eles pura e simplesmente não respondem às perguntas, pese responderem aquelas respostas de cortesia… E tenha cuidado com os 808, pois tem custos para a grande maioria dos utilizadores:
    http://www.pouparmelhor.com/praticas/quanto-custam-as-chamadas-para-707-808-e-outros-numeros-especiais/
    Por isso, vamos continua a abordar o tema. Desmistificar o conceito de “multa” parece-me realmente importante.

  3. Agradeço a informação e vou continuar atenta aos posts.

    Bom fim de semana

  4. Andam a ver se nos “obrigam” a mudar para o tarifario do mercado liberal com um chantagismo impressionante. Até dia 1 de JANEIRO DE 2016 simplesmente não podem obrigar ninguem.

{ 2 Pingbacks/Trackbacks }

  1. “Multas” na electricidade? » Poupar Melhor
  1. A proposta da DECO » Poupar Melhor

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>