Velocidade e acidentes

Quando a velocidade aumenta na estrada, empiricamente as consequências de um acidente são mais graves. Recentemente, descobri o estudo SafetyNet (2009), que dá algumas indicações e dados importantes envolvendo as consequências de abusarmos da velocidade.

Segundo o estudo, uma velocidade elevada reduz naturalmente o tempo de resposta. A uma velocidade elevada, a distância percorrida é maior por unidade de tempo. A distância de travagem é proporcional ao quadrado da velocidade. Segundo o estudo “Speed, speed limits and crashes” de Finch de 1994, o aumento de 1 km/h na velocidade leva a um aumento de 3% em acidentes. O risco de acidente aumenta por isso com a velocidade:

Velocidade

Velocidade vs risco de acidente

Esta relação não é obviamente linear, dependendo de vários outros factores, como o tipo de estrada, que abordaremos em artigos subsequentes. Quando os acidentes envolvem peões, as coisas são ainda mais complexas. Conforme se pode ver na imagem abaixo, a probabilidade de morte através de atropelamento cresce muito rapidamente depois dos 40Km/h:

d3d34d

Probailidade de morte em atropelamentos vs. velocidade

A importância de controlarmos a velocidade é muito importante. Uma distracção, um excesso, pode arruinar-nos. Andar demasiado depressa até nos pode poupar algum, pouco, tempo. Mas, as probabilidade estarão contra nós…

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *