Wireless mais rápido

A presença de sistemas wireless para acesso à Internet são cada vez mais frequentes em nossas casas. Um dos problemas habituais é não se conseguir ter Internet em todas as divisões das casas, sendo outro muito habitual o baixo nível de sinal. Tudo isso nos faz muitas vezes perder tempo, quer porque temos que lidar com as ausências de sinal, quer porque a velocidade é menor, quer porque nessas circunstâncias é habitual ocorrerem retransmissões de informação, que retardam ainda mais o transporte da informação.

A primeira ferramenta de que precisa é de uma boa forma de medir a intensidade de sinal no computador onde tem acesso wireless. Quer em Windows, quer em Linux, é possível ver essa informação no sistema operativo; ainda assim, recomendo a utilização de uma ferramenta como o inSSIDer para avaliar vários parâmetros das redes Wifi, nomeadamente as potências de sinal, e canais utilizados.

Depois de ter esta, ou outra, ferramenta de monitorização, o truque mais simples é normalmente a rotação do equipamento ou do router wireless em incrementos de 90º, até atingir o melhor nível de sinal possível. Deve começar por maximizar o sinal no equipamento mais remoto, ou que mais paredes tiver que ultrapassar. Os mais próximos terão em princípio menos dificuldades… Se o sinal tiver que ser propagado para um piso superior, considere a possibilidade de “deitar” o router, para verificar se o nível de sinal melhora.

Se mesmo assim esta técnica não melhorar a sua velocidade, então provavelmente terá que mergulhar na utilização de antenas. Em qualquer caso, compreender e melhorar os níveis de sinal da sua rede Wifi contribuirá para uma poupança significativa, à posteriori, do seu tempo de navegação.

Tags: ,

{ 1 comment to read ... please submit second! }

{ 1 Pingbacks/Trackbacks }

  1. Wifi mais rápido pelo preço de uma folha de alúminio » Poupar Melhor

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *