A ciência de contar o tempo

Poupar tempo é um dos aspectos que mais valorizo. É um dos aspectos em que muitas vezes pensamos, mas poucas vezes paramos para pensar como ele é contado. Todos confiamos nos nossos relógios, mais ou menos acertados, e são eles que nos permitem gerir melhor o tempo que passa.

Para todos aqueles que queiram saber mais sobre a forma como o tempo é contado, recomendo vivamente este documento. Ele evidencia-nos muitos pormenores, que muitas vezes desconhecemos sobre a contagem do tempo. Descreve-nos como foi contado ao longo da História. Como é que a contagem do tempo foi ganhando cada vez mais precisão. Porque o tempo astronómico é distinto do tempo que os nossos relógios mais precisos contam, e porque temos que acertar mesmo os mais precisos relógios atómicos. E muito mais…

Recomenda-se vivamente a sua leitura, num contexto de mudança que se avizinha. Por um lado, na vertente da mudança da hora, como recentemente referimos. Por outro, porque se debate o que fazer aos leap-seconds, o que será votado no próximo mês de Janeiro, e que poderá introduzir uma reforma substancial na forma como se conta o tempo…

Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *