Mais detalhes sobre preço da electricidade

Neste artigo evidenciamos como a energia que consumimos é apenas cerca de 40% daquilo que pagamos por kWh. Acontece que no mesmo documento da ERSE que utilizamos no artigo anterior, se encontram outros gráficos, os quais nos ajudam a perceber um pouco mais como funciona o mercado da electricidade em Portugal, e como ele afecta os consumidores dessa mesma electricidade.

Na imagem a seguir, retirada da página 198 do documento da ERSE, podemos verificar uma decomposição mais detalhada dos precos da electricidade:

Decomposição tarifas electricidade

Decomposição tarifas electricidade

Ordenados por ordem decrescente de percentagem, temos a seguinte decomposição para os consumidores em BTN, com potência instalada igual ou inferior a 20.7 kVA:

  • 39.7% Energia
  • 26.8% Uso Global do Sistema
  • 20.1% Uso Rede de Distribuição de BT
  • 5.4% Uso Rede de Distribuição de MT
  • 4.1% Uso Rede de Transporte
  • 2.5% Comercialização
  • 1.2% Uso Rede de Distribuição de AT

Neste aspecto, o mais surpreendente são os 2.5% relativos à comercialização. Não admira que os comercializadores não consigam descer substancialmente os preços! Se 97.5% do preço da electricidade já está definido à partida, como hão-de eles baixar?

O documento da ERSE tem muitos mais gráficos interessantes. Revelam a loucura que se tem vivido no sector nos últimos anos, mas também a factura pesada que continuaremos a pagar nos próximos anos! A isso voltaremos em próximos artigos.

Outros posts do A.Sousa:

[Publicidade]


[Publicidade]

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>