Música com mensagens escondidas

Já falamos no passado sobre como a música nos pode condicionar, seja no supermercado ou na estrada. Na verdade, há músicas para todas as ocasiões

A ideia de que a música pode esconder mensagens escondidas não é propriamente recente. Parece que o Bach terá sido dos primeiros a jogar às escondidas dentro da música. A página de criptogramas na música do Wikipedia dá também várias outras pistas sobre coisas que se podem esconder na música.

É claro que depois há outras histórias engraçadas, como a do backmasking. Esta é uma prática que teve grandes desenvolvimentos na década de 70, e até eu andei muito tempo à procura da mensagem ao contrário de Stairway to Heaven.

Mas o que me levou a escrever este artigo foi mais o código Morse. Gosto particularmente do último trecho do último álbum dos Iron Maiden, Empire of the Clouds, e pouco antes do meio da música, a bateria emite vários SOS… No meio da leitura sobre a história desta música, dei conta de uma história ainda mais interessante! Há poucos anos, o exército Colombiano utilizou uma canção pop para passar uma mensagem subliminar aos militares presos pela guerrilha colombiana… A música está no vídeo abaixo; ouçam, e estejam atentos ao refrão, e ao que se segue:

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *