Avaliando um contador de electricidade

Seguindo a técnica descrita neste artigo, avaliamos o nosso contador de electricidade cá em casa. O objectivo era saber quão exacto ele contava…

Para isso, em dois momentos distintos, ligamos lâmpadas e verificamos quanto contava o contador. O resultado é o gráfico abaixo, em que o eixo dos xx representa a potência calculada das lâmpadas, em watts, enquanto o eixo dos yy representa o valor determinado no contador, em watts/hora. A linha a azul representa a curva y=x, e e aí que idealmente os pontos obtidos se deviam situar. Acima dessa linha azul significa que o contador está a contar a mais, e a EDP a ganhar, enquanto abaixo da linha significa que somos nós que estamos a ser beneficiados…

Quanto contam as lâmpadas incandescentes?

Quanto contam as lâmpadas incandescentes?

Pela amostra que coligi, em dois momentos distintos, verifica-se que o contador beneficia-nos quando o consumo é mais elevado, o mesmo não acontecendo quando o consumo é baixo. O padrão parece ser claro, pelo que elaborei outro gráfico com o rácio entre a potência das lâmpadas e o consumo observado no contador. O resultado é o gráfico abaixo:

Rácio entre contador e lâmpadas

Rácio entre contador e lâmpadas

Aqui verifica-se que o erro de medida para consumos pequenos torna-se realmente significativo. Não quer isso dizer que não valha a pena ser poupadinho, ou mesmo desligar todos equipamentos… E é aqui que começa uma dúvida interessante: como é possível o primeiro gráfico convergir para 0, ou o segundo gráfico convergir para 1? É um assunto que continuaremos a abordar!

Tags:

{ 2 comments to read ... please submit one more! }

  1. É boa ideia “aferir” o contador: depois de a EDP ter trocado o meu contador por avaria verifiquei que a factura mensal desceu para metade! E isto sem que eu alterasse em nada os meus hábitos de consumo. Agora não tenho dúvidas que o meu contador anterior tinha algum erro de medida mas, como este foi levado pelos técnicos, é-me impossível provar isso.

{ 1 Pingbacks/Trackbacks }

  1. Contadores inteligentes que contam mal » Poupar Melhor

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *