O contador de electricidade conta correctamente?

Saber se o contador da electricidade está a contar bem, ou não, é uma questão que tende a ocorrer-nos quando nos surge uma factura da electricidade demasiado elevada.

Para verificar se o contador está avariado, a EDP sugere que

  • desligue todos os aparelhos eléctricos das tomadas;
  • apague todas as luzes;
  • passados alguns segundos, o contador deve imobilizar-se. Se tal não acontecer o contador está avariado, pois marca sem haver consumo.

Acontece que um contador que cobre o dobro do que seria expectável, quando tudo estiver desligado, continuará a cobrar 0. Isto porque 0 é o dobro de 0. Para verificar se o consumo de nossas casas é o que efectivamente está a ser cobrado, é preciso algo mais. Neste caso, socorremo-nos das lâmpadas incandescentes, que conforme evidenciamos neste artigo, são uma boa forma de calibrarmos consumos.

Para iniciar o exercício, devemos ter presente todos os cuidados no manuseamento dos vários equipamentos eléctricos, que incluem o contador, quadro de disjuntores, e lâmpadas. Devemos começar por desligar os disjuntores, mantendo apenas ligados os da iluminação.

Depois, é necessário saber verificar os consumos no contador de electricidade. Para o fazermos, devemos seguir as indicações dadas neste artigo. Depois, é começar a ligar luzes! Para quem está a começar, o melhor é começar por ligar todas as luzes, e cronometrar. É melhor, porque o período entre piscadelas (ou rotações) será inferior, e o desespero menor.

Para cronometrar, o melhor hoje em é utilizar os nossos smartphones. Nos Android, o Stopwatch permite-nos contar várias voltas (“laps”). Assim, deixe piscar três ou quatro vezes o led, e depois anote os períodos de tempo entre cada piscadela. Faça a média dessas quatro medições, e anote o tempo. Utilize a fórmula dada neste artigo para verificar qual o consumo registado, e compare-o com a potência das lâmpadas que ligou.

São muitos os factores que podem influenciar estas medições. Importante é certificar-se que não está nada ligado para além das lâmpadas. Em próximos artigos evidenciaremos como podemos validar adicionalmente os nossos dados. Antes de pormos em causa os sistemas que nos medem, devemos ter uma garantia maior de que as nossas medições não nos induzem em erros maiores…

Tags:

{ 3 comments to read ... please submit one more! }

  1. Em Évora já podemos ver os valores no contador… O InovCity, instalado desde 2010, Projecto pioneiro de contadores inteligentes, permite-nos acompanhar os consumos.

    Este projecto QUE TEVE POUCO de inteligente no primeiro ano, Para a EDP o problema foi excessos dos consumidores mas existiu muita gente a pagar nos primeiros meses o dobro do que pagam agora.

  2. António,
    O procedimento que descrevemos é válido para qualquer contador de electricidade… Obviamente, vendo os valores no contador, é muito mais fácil confrontar com os valores das lâmpadas :-)

{ 1 Pingbacks/Trackbacks }

  1. Avaliando um contador de electricidade » Poupar Melhor

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *