Custo da Electricidade e Renováveis

Os custos da energia, e da electricidade em particular, são o que eu considero um dos factores determinantes para os problemas que temos tido na nossa Economia. Esta é uma visão empírica que tenho, e que se tem vindo a reforçar ao longo do tempo.

Enquanto a maioria das pessoas que eu conheço e que se queixam do preço da electricidade, tendem a culpar o Mexia, tendo a ter uma visão distinta. Da observação das facturas percebe-se que a maior fonte de geração de electricidade são as eólicas. Os especialistas apontam igualmente nesse sentido, e outros são ainda mais contundentes!

Há uma semana tropecei na Internet nuns gráficos muito interessantes, que observam uma correlação notável! Seguindo o fio da meada, há um artigo inicial sobre os custos da electricidade na Europa e a capacidade per-capita de renováveis instalada na Europa. Num artigo subsequente, correlacionam-se as duas variáveis num gráfico onde a correlação fica bastante evidente:

Correlação entre

Correlação entre preço da electricidade e capacidade de produção de renováveis

A análise já vai do outro lado do Atlântico, visando equacionar se a proposta recente do presidente Obama é exequível. Do lado de cá da Europa, há quem observe que a localização dos PIIGS no gráfico é curiosa:

Elec

Localização dos PIIGS na correlação

Estes gráficos reforçam o meu conhecimento empírico, mas não deixam de levantar algumas dúvidas. Nomeadamente, como os casos da Alemanha e Dinamarca não parecerem ser outliers. Por isso, e sabendo da importância que o custo da electricidade tem para as nossas famílias e empresas, seria realmente muito importante que os decisores meditassem sobre o impacto desta correlação, e como fazer diminuir o valor de x na equação da correlação…

Tags: ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *