Trocar uma mota 250 por uma 400 de cilindrada

Motociclos por @designerferro

Motociclos por @designerferro

Ando há uns dias com uma dúvida que não me larga desde que soube o preço de venda da nova Yamaha Xmax 400: substituir a Xmax 250 é um investimento ou um capricho? A Yamaha tenta ajudar a esclarecer a questão no seu site europeu mostrando a diferença entre as duas motas.

Desde que decidi poupar na gasolina e no tempo com uma mota que já usufrui dessa decisão. A decisão foi baseada na diferença entre fazer a deslocação pendular para Lisboa em carro próprio, transporte público ou motociclo. A conclusão foi públicada na 3ª etapa e a decisão foi pela compra do motociclo por comodidade, disponibilidade e tempo. Acabei por decidir entre poupar e estar melhor, mas a diferença era em 2011 de 10 cêntimos do Euro.

A diferença entre andar de carro ou de mota vinha não só do custo da Gasolina por quilometro percorrido, mas também dos custos de manutenção. A mota gasta menos por quilometro. Isto não a torna mais eficiente. A mota é mais leve que o carro. A diferença entre as duas motas, para além da cilindrada, é que a 400 pesa mais 27 kg e tem mais 2 litros de depósito.

Enquanto a cilindrada e o peso aumenta a propensão para o aumento de custo por quilometro, a realidade é que tipicamente os veículos de maior cilindrada consomem menos em velocidade estável. Neste momento a minha média quando passo dos 90km/hora na autoestrada fica estragada. A média vai subindo dos 3,4 l/100 para os 3,6 l/100 à medida que me chego aos 120km. Isto porque o motor com 250 de cilindrada não é o ideal para aquelas velocidades.

A ideia é que dos 70km que faço diariamente, 50km são em autoestrada. Será que poupo alguma coisa se mantiver a condução? Será que os consumos em cidade vão subir ligeiramente e os de autoestrada baixar?

Tags: ,

{ 1 comment to read ... please submit second! }

{ 1 Pingbacks/Trackbacks }

  1. Consumo de gasolina e preço entre 2012 e 2015 » Poupar Melhor

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *