Computador a falar


Desde que decidi que havia de conseguir pôr o Raspberry Pi a falar que ando a tentar que qualquer computador leia o que se escreve no Twitter. Excel a falar o que está no Twitter foi mais uma aproximação. Gostava que a solução pudesse ser executada em qualquer sistema operativo, mas o Excel a falar não é a melhor solução.

Encontrei alguém que já tinha tido a mesma ideia que eu e criou um script que permite ultrapassar as limitações do Google Translate para que devolva a leitura de textos com mais de 100 caracteres e ando a tentar uma solução com base nestas facilidades.

Enquanto trabalhava na solução, encontrei algumas coisas que poderão facilitar a vida a quem tem muito que fazer, mas continua a querer a ler tudo.

O OSX tem uma solução muito simples para quem gosta de adaptar os computadores às suas necessidades. O OSX tem o comando say. Para o usar é só abrir o Terminal e escrever  o comando say seguido do texto que queremos que ele leia:

say Eu leio o Poupar Melhor.

Se ainda não tiverem a voz da Joana para ler o vosso comando say, sigam as instruções do The Unofficial Apple Weblog para adicionarem a voz portuguesa.

O Apple OSX tem também uma solução rápida para gerarmos um ficheiro de som a partir de qualquer texto. A explicação está no vídeo. Depois de gerado o som é só ouvir como se de uma música se tratasse.

Tags: ,

{ 1 comment to read ... please submit second! }

{ 1 Pingbacks/Trackbacks }

  1. Amazon Echo no Raspberry Pi » Poupar Melhor

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *