Consumo de electricidade do forno

Uma das vantagens do novo contador de electricidade EnergyOT, é que permite verificar o detalhe de consumo de equipamentos onde não consigo chegar com outros equipamentos de medida que tenho. Um desses exemplos é o forno eléctrico, que tem uma ligação directa ao quadro eléctrico.

No exemplo abaixo, podemos ver o consumo de electricidade durante um longo cozinhado. A potência atingida pelo forno foi de cerca de 2.5 kW, considerando que existe um consumo ligeiro, para os restantes equipamentos da casa. A meio do gráfico observa-se uma subida, que não sei se pode ser atribuída ao forno, ou a outro equipamento, até porque a experiência não foi directamente controlada.

Outro dos aspectos marcantes tem a ver com a evolução do consumo. Nos primeiros dez minutos, o consumo de electricidade foi constante, mas depois disso, e até final do cozinhado, verificaram-se sucessivos períodos de aquecimento, intercalados com períodos sem consumo de electricidade. Ou seja, o forno vai ligando/desligando, para manter uma temperatura adequada. Algo que já havíamos visto noutras ocasiões, nomeadamente na máquina de café Nespresso.

Consumo de electricidade num cozinhado

Consumo de electricidade num cozinhado

Tags: ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *