Quanta electricidade gasta uma Nespresso?

Por causa das dúvidas de uma nossa leitora, verifiquei que ainda não tinha verificado o consumo de electricidade da Nespresso cá de casa. Num dos últimos cafés, liguei o aparelho de medição à máquina, deixei-a aquecer, tirei o café, e deixei-a uns minutos ligados, só para perceber se ela continuaria a consumir electricidade. O gráfico resultante é o seguinte:

Consumo electricidade de uma Nespresso

O primeiro aspecto que salta à vista é o de que depois de tirar o café, a máquina continua a consumir energia de forma substancial. Os picos observados depois de tirado o café duram menos de um segundo, mas superam os 1100W, o que pode colocar problemas quando temos limitações de potência. Fora desses picos, a nossa máquina de café consome entre os 7 e 8 Wh.

O aspecto mais importante do consumo de uma Nespresso é, portanto, deixá-la ligada quando não a utilizamos! Contando o consumo entre as 09:55, 45 segundos depois de tirado o café, e as 10:15, antes de desligada a máquina de café, ela consumiu 7.56 Wh, o que extrapolando este consumo de forma linear para um período de um mês poderá dar qualquer coisa como 0.00756 x 3 x 24 x 30 = 16.3 KWh por mês! Ao preço de 0.1393€ + IVA, por KWh, uma máquina Nespresso pode custar-lhe 2.79 € por mês em electricidade.

Mas, e quanto custou tirar o café? O período inicial de aquecimento da máquina gastou 8.01 Wh de electricidade, enquanto a tiragem do café propriamente dita gastou 4.55 Wh. Assim sendo, o aquecimento inicial custou cerca de 0.14 cêntimos de euro, enquanto a tiragem de cafe custou 0.08 cêntimos de euro. Ou seja, se a máquina se comportar de forma linear, poder-se-á tirar 10 cafés por menos de um cêntimo de euro!

Sendo assim, continua a ser perfeitamente válida a ideia de que o café que tomamos em casa fica bem mais económico que o tomado na rua. Não deixe é a máquina ligada depois disso!

Tags:

{ 3 comments to read ... please submit one more! }

  1. Obrigada pela dica! Tenho uma Saeco com moinho e já fui desligá-la. Desliguei mesmo na tomada, não sei se fica a consumir energia na mesma se desligar só no interruptor…
    Madalena

{ 2 Pingbacks/Trackbacks }

  1. Consumos em standby » Poupar Melhor
  1. Consumo de electricidade do forno » Poupar Melhor

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *