Montar um sistema de video vigilância

Na sequência do estudo que fiz aqui relativamente aos custos da deslocação pendular que faço regularmente de casa para o trabalho, ganhou o motociclo como melhor solução custo/tempo, muito por causa daquilo que o motociclo oferece como independência em relação às filas de trânsito. A decisão de comprar o motociclo está tomada, mas levantou-me questões sobre a segurança do mesmo.

Afinal, para levar um motociclo basta uma carrinha. A minha procura por meios que mantivessem, não só o motociclo preso ao chão quando estivesse no parqueamento, mas também de registos de vandalismo levou-me a procurar informação sobre câmaras IP/WiFi e concluir que são mesmo muito caras. Soluções de segurança como a Dropcam podem custar valores que impedem o investimento no motociclo.

Embora não vá fazê-lo por questões legais, acabei por descobrir uma maneira de com menor investimento para quem como eu que tem muitos computadores velhos lá por casa fazer o mesmo serviço.

Como sabem do outro blog, tornei-me fã do Ubuntu como solução de computador pessoal por várias razões, mas isso fica para outro post. Para esta solução Ubuntizei um portátil antigo e juntei-lhe uma webcam.

Para o conjunto vão necessitar de uma conta no Dropbox, acesso à internet e o utilitário motion. Os vídeos abaixo explicam tudo em 20 minutos.

Parte 1:

Parte 2:

(Claro que não estou a levar em conta o custo energético da brincadeira)

Tags: ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *