O que corre no meu Raspberry Pi

Raspberry Pi

Raspberry Pi – Model B

Aqui em casa ainda corre o Raspberry Pi (RPi) model B que comprei faz já algum tempo com um OSMC alterado. Com o tempo e com tanta coisa que faz, dou comigo a concluir que há algumas coisas que ele leva mais tempo a fazer, o que me levou a equacionar comprar o modelo mais recente, o Raspberry Pi model B 2.

Se vier a fazer a mudança para o novo model B versão 2, terei de manter pelo menos as mesmas funções que este RPi que já tanto fez. Assim, aqui fica a lista de coisas que faz neste momento:

  1. Home Theater PC (HTPC) com o OSMC;
    • Organizar vídeos;
    • Organizar música;
    • Ver fotos;
    • Ver IPtv.
  2. Backups automáticos para o Mac com um Time Capsule.

Para funcionar como HTPC, estou a usar o OSMC. A instalação é bastante direta, bastando correr o programa do OSMC que permite colocar a imagem do sistema operativo OSMC no cartão de memória (SD Card) do RPi. Faz-se o download da aplicação na secção de downloads do site OSMC, escolhendo para isso a versão de sistema operativo que vamos usar. Depois é só seguir as instruções.

Após a instalação da imagem do sistema operativo, as primeiras configurações são feitas no ecrã já ligado ao RPi. Um teclado e um rato USB vão dar jeito neste momento. Uma vez a funcionar, a primeira coisa que faço é instalar-lhe a skin SiO2 e alguns add-ons.

Depois disto há que verificar que as bibliotecas de filmes que fui copiando dos DVD estão a funcionar mostrando as capas dos DVD que o próprio Kodi vai buscar à Internet, adicionando-lhe fotografias dos principais atores e outra informação.

Para ter um Apple Time Capsule por um preço mais baixo, têm ainda de criar o disco de backups e configurá-lo.

Tags: ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *