Raspberry Pi no Poupar Melhor

Raspberry Pi

Raspberry Pi

Muitos da minha geração conheceram o ZX Spectrum e foi com ele que fizeram os primeiros passos em linguagens de programação. A possibilidade de criar qualquer coisa que nunca ninguém tinha feito era tudo o que precisávamos de motivação.

Quando alguém se lembrou de fazer um computador pequeno e por um preço acessível o suficiente para ser usado como máquina experimental, aqui no Poupar Melhor ficámos entusiasmados.  Decidimos comprar 2 para os explorarmos para além dos PC, mas para lhes ligarmos termómetros e outros para estudarmos os temas que habitualmente exploramos.

Mantém-se a intenção de colar um na parte de trás do televisor com um disco rígido de 500gb e um XBMC instalado para substituir o Apple TV.

Tags:

{ 3 comments to read ... please submit one more! }

  1. O Raspberry PI é impressionante! Aquilo gasta 3~4W e lê, salvo raras excepções, vídeos HD sem gaguejar.

    Com XBMC instalado (http://www.raspbmc.com/) é um media center barato e competente.

    Tenho feito algumas experiências e estou rendido. Não tenho, além do cartão SD com o sistema operativo, armazenamento directamente ligado. O RasPI vai buscar os conteúdos a uma partilha de rede.

    Como bónus surpresa, controlo o RasPI através do comando da televisão. Como estão ligados por HDMI, o XBMC faz uso da função CEC (consumer electronics control). Consoante a marca da televisão esta funcionalidade pode ter várias designações:
    – Anynet+ (Samsung);
    – Aquos Link (Sharp);
    – BRAVIA Link ou BRAVIA Sync (Sony);
    – Kuro Link (Pioneer);
    – CE-Link ou Regza Link (Toshiba);
    – SimpLink (LG);
    – HDAVI Control, EZ-Sync, VIERA Link (Panasonic);
    – EasyLink (Philips);
    – NetCommand for HDMI (Mitsubishi).

  2. Obrigado Isaac. Vou citar este comentário esta semana porque foi uma grande ajuda.

    Já usei o CEC, mas dá-me alguns problemas e ainda não tive oportunidade de procurar solução. A minha televisão é Philips tem o que eles chamam de EasyLink. O RaspBMC umas vezes recebe os comandos da TV, outras não e obriga-me a desligar e ligar o RaspBMC até que por um acaso o CEC passa a funcionar.

{ 1 Pingbacks/Trackbacks }

  1. Ligar o Raspberry Pi a um monitor VGA » Poupar Melhor

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *