Usar as ligações de telefone para fazer uma rede de dados doméstica

Por causa daqueles problemas que temos agora na modernidade dos equipamentos ligados à Internet, já não é a primeira vez que ando aqui às voltas da transmissão Wifi e da melhoria do sinal. A solução aqui de casa depende de um repetidor de sinal WiFi, um equipamento WiFi que se liga por WiFi a outro equipamento WiFi, permitindo assim enviar o sinal através do corredor da casa onde as paredes não o permitiam.

Esta técnica tem no entanto algumas desvantagens teóricas. Primeiro a retransmissão em equipamentos de uma só antena é feita com a mesma antena alternando entre envio e receção, o que só por si reduz substancialmente a capacidade de comunicação sem fios do equipamento. Depois os equipamentos ocupam e sobrepõem o mesmo espectro radio-elétrico com sinal do mesmo tipo, criando uma saturação de sinal que reduz a qualidade da comunicação. Por fim, existe a noção que todas estas radiações radio-elétricas são nocivas para o ser humano, o que definitivamente a ser verdade, reduz bastante a vontade de manter estes equipamentos à nossa volta, embora seja facilmente resolvido desligando os equipamentos WiFi.

A possibilidade de instalar equipamentos de comunicações sobre rede elétrica também poderia ser uma solução, mas aí seria mais um equipamento. Este equipamento iria também abrir a porta a um conjunto de equipamentos que estão ainda a dar os primeiros passos, pelo que têm também alguns dos problemas que os equipamentos recentes tinham há uns anos atrás e começámos a ver ressurgir ultimamente.

Uma conversa entre amigos levou à hipótese que talvez fosse possível transformar uma rede de cabos para ligar um telefone lá de casa pudesse ser usada para ligar um router WiFi por outro por cabo. Isto permitiria não só reduzir a quantidade e força usada pelos equipamentos WiFi para comunicar entre eles e daí para a Internet, mas talvez, se colocado estrategicamente, ligar alguns dos equipamentos clientes por cabo, reduzindo ainda mais  o tempo de resposta para esse equipamento.

Teoricamente o feito é possível porque o cabo que tipicamente usamos para as nossas redes de dados tem um conector que para uma rede de 100 Megabit por segundo usa apenas 2 dos 4 pares, um total de 4 fios, exatamente o mesmo número de fios que se pode encontrar na ficha RJ11 utilizada para os telefones lá de casa. Esta teoria tem várias soluções possíveis que vão desde substituir as tomadas RJ11 na parede por tomadas RJ45, manipulando os fios internos do cabo de telefone e assim criar uma ligação entre 2 das tomadas. Outra solução será modificar antes os cabos que ligam do router à parede, menos modificações, mas obriga à compra de fichas e cravador RJ45.

Vamos experimentar e depois conto-vos como correu.

Tags:

{ 1 comment to read ... please submit second! }

  1. Boas,

    Como correu a experiencia ?? Conseguiram ?

    Estou num apartamento alugado em que nos quartos tenho também a ligação de telefone mas não a de rede e a possibilidade de transforma-las em conexões de rede era interessante.

{ 0 Pingbacks/Trackbacks }

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *