Verificar plágio na Internet

Copyscape

Copyscape

Aqui no Poupar Melhor conhecemos o caso de um chico-esperto que utiliza o RSS feed do nosso site para copiar o nosso conteúdo para o site dele. Já pensámos em introduzir-lhe umas marotices no conteúdo através da alteração do conteúdo quando o pedido viesse da origem dele. Infelizmente, o divertimento seria pouco uma vez que detetada a nossa malandrice, o chico-esperto teria pouco trabalho a mudar ou obfuscar a origem.

A @Jonasnuts já nos tinha ajudado quando pessoas com menos escrúpulos decidiram aplicar-nos uma dose de legislação mal amanhada dos Estados Unidos da América.Ela é conhecida na Internet por gostar pouco de vigarices e más desculpas.

No seu blog falou do que fazem os mandriões que não se querem dar ao trabalho de produzir os seus próprios conteúdos. Entre cópias e citações mal amanhadas, encontra-se de tudo na Internet, mas esta história que a @Jonasnuts conta trazia uma informação que achei bem partilhar convosco.

A @Jonasnuts propunha passar um site todo pelo Copyscape, uma aplicação disponível online para verificar se um dado URL contém um conteúdo duplicado. O que não nos disse foi como podemos mesmo fazer isto para um site todo.

Para já sei que é possível copiar uma frase para o Google dentro de aspas e procurar saber se há outros sites que a tenham usado. Se a frase aparecer noutro URL pode ser plágio. Só falta fazer um script que faça isto por mim de tempos a tempos e produza um alerta quando encontrar algo que me pertença.

Fica aqui a nota que podemos usar o site Copyscape para verificar uma página de cada vez. Vamos ver se arranjamos alguma maneira de verificar o site todo sem ter de andar a fazer copy e paste de cada página ou a martelar intensivamente o Google.

Tags:

{ 2 comments to read ... please submit one more! }

  1. Em tempos também me preocupei com isso, cheguei a criar o “Post da vergonha”, onde identificava os copiadores e respetivos textos copiados. Mas são tantos que desisti de perder tempo e concentrar-me em criar mais conteúdo para ser copiado :)

  2. Dav7,
    Estive agora a ver o referido “Post da vergonha”, e é realmente uma boa colecção a que lá tem!

{ 0 Pingbacks/Trackbacks }

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *