Ano e Dia da Água

seca planetaAmanhã é o Dia Mundial da Água. E água é coisa que não tem faltado nos últimos tempos… A maior parte de nós já ansiava pela Primavera há muito tempo, depois de um Inverno particularmente generoso em termos de chuva. Tal é confirmado pelos registos do IPMA, que confirmam que os cenários de seca que experimentamos o ano passado estão naturalmente ultrapassados.

Como todos sabemos, a água é fundamental em vários aspectos da nossa vida. E até nos pode ajudar a sair um pouco da crise, como esta notícia de há uns dias nos referia: Portugal foi exportador líquido de electricidade a Espanha nos primeiros meses de 2013. A consulta dos dados detalhados da REN, relativamente ao mês anterior, dá-nos conta que aumentou em 300%, relativamente ao ano anterior, a produção de electricidade a partir de barragens. Tal contribuiu certamente para o aumento de 790% nas exportações para Espanha, enquanto as importações se reduziram quase em 80%. Tal terá naturalmente um aspecto positivo em termos de evolução dos preços da electricidade, embora saibamos que o sector se rege por situações no mínimo estranhas.

Ainda assim, não devemos descurar nunca a sua utilização. Neste caso, não é apenas uma questão de poupança financeira, mas também uma contribuição para a sustentabilidade. Tal como o exemplo que referimos da EPAL há duas semanas atrás, todos nós devemos contribuir para a poupança no consumo de água, evitando o seu desperdício. Para isso, não deixem de dar uma vista de olhos nos artigos que temos na categoria água.

Tags:

{ 1 comment to read ... please submit second! }

{ 1 Pingbacks/Trackbacks }

  1. As nossas fontes de energia » Poupar Melhor