Maior poupança faz subir custo da electricidade

Isto é confuso…

Aqui há umas semanas referimos como Passos Coelho se queixou que os Portugueses compraram este ano menos carros, e como isso dá, nas palavras dele, um contributo para a crise… Ainda no podcast do passado fim de semana falavamos sobre este tema…

Agora, há mais um contra-senso para o tema da poupança. A ERSE (Entidade Reguladora do Setor Energético) determinou que o preço da electricidade deve subir 2.8% em 2013. O problema está quando se olha para as justificações para tal subida.

Segundo o documento original da própria ERSE, a subida fica-se a dever a unicamente dois factores. O primeiro é relativo aos custos de produção de energia eléctrica, mas surpreendentemente verificamos que neste primeiro item vamos pagar mais porque:

  • Espanha legislou no sentido de “diminuir o seu deficit tarifário
  • Porque há mais “energia elétrica a partir de fontes renováveis e resíduos, a produção em processos de cogeração de energias elétrica e térmica e microprodução” e “o custo de produção ser superior ao das tecnologias convencionais
  • O preço do petróleo vai manter-se a um nível elevado

O segundo factor resume-se ao facto de que há menos consumo de energia eléctrica, e como os Portugueses estão a poupar energia, e a consumir aos níveis de 2006, e como as rendas têm que continuar a ser pagas, então o custo do KWh tem que subir!

Tudo isto é verdadeiramente surpreendente! Porque poupamos, temos que pagar mais? Porque os Espanhóis querem diminuir o seu deficit, temos que pagar mais? Porque há mais energia renovável, temos que pagar mais? Porque essa mesma energia é mais cara que a convencional, isto é a do petróleo, temos que pagar mais? Mas, como o petróleo vai continuar mais caro, temos que pagar mais?

Tags:

{ 4 comments to read ... please submit one more! }

  1. Isto é confuso…? Vivemos em Portugal amigos, e por cá isto acontece:

    2012-11-06 19:37
    O presidente da EDP, António Mexia, considera que os resultados da elétrica nos primeiros nove meses do ano revelam «resiliência», e foram «globalmente bons no atual contexto macroeconómico muito difícil».

    «Há uma palavra que caracteriza bem os resultados dos primeiros nove meses da EDP que é resiliência, num contexto macroeconómico muito difícil nos mercados e de destruição da procura de energia, ou seja, de recessão», afirmou o responsável após a divulgação dos resultados relativos aos primeiros nove meses do ano, em que a elétrica registou lucros de 795 milhões de euros, menos 3,5% que no mesmo período de 2011.

    Num comentário na página de Internet da EDP, António Mexia lembrou a venda de ativos de transporte de gás em Espanha, em julho passado, que permitiu encaixar 262,5 milhões de euros, e também a venda anunciada esta terça-feira pela EDP Renováveis, de ativos em parques eólicos no valor de 180 milhões de euros nos EUA.

    «Tudo isto demonstra a nossa determinação no desinvestimento, que terá um impacto na redução da dívida», disse.

    Mexia realçou ainda o financiamento de 2,6 mil milhões de euros garantido nos últimos três meses, referindo que isso «alterou significativamente a posição de liquidez» da empresa.

    Entretanto António Mexia é mais bem pago que o falecido Steve Jobs. É um boy ex-governo de Santa Lopes que após ser Ministro foi para a EDP como gestor. 3,1 milhões de euros de remuneração, Segundo o relatório e contas da empresa, apenas 2,7 milhões de euros do total da remuneração são pagos em salário fixo, sendo o restante atribuído em prémios baseados no desempenho, benefícios, pagamento pelo exercício de mandato e outras remunerações. (só recebeu 703 mil euros de salário fixo, sendo o restante valor atribuído em bónus, quer anuais quer plurianuais – referentes a anos anteriores )

  2. A eletricidade subiu 2,8% no sistema universal ( documento da ERSE) porque no liberal, para onde querem que todos emigrem “porque será melhor devido à concorrência” subiu 8,8% !!!!! Recebi a cartinha, fiz as contas . Não há que enganar

  3. F Soares,
    Suponho que se refere às tarifas para 2014. Não se esqueça que este artigo foi escrito em 2012, para as tarifas de 2013. Em 2014, o que subiu cerca dos 8.8% que refere foi o preço do kWh, conforme referimos aqui:

    http://www.pouparmelhor.com/noticias/erse-engana-nos-outra-vez/

    Essa subida foi diluída pela descida no preço da potência contratada. Ainda assim, para quem consumir muita electricidade, a percentagem de subida tende a convergir para os tais 8.8%

{ 1 Pingbacks/Trackbacks }

  1. Deja-vu na subida da electricidade » Poupar Melhor