Correlação Brent – Gasóleo

A análise que fizemos aos preços do crude e do gasóleo em Portugal dava a ideia que a correlação entre a evolução das duas variáveis ser bastante elevada.

Ocorreu-se-me todavia que havia que calcular matematicamente o coeficiente de correlação entre as duas séries de dados. Isso faz-se facilmente numa folha de cálculo através da função correl(). A aplicação da função de correlação aos dados do Brent em euros, e do preço médio do gasóleo em Portugal deu-me um valor de 0.9537. Este é um valor próximo de 1, o que evidencia uma grande correlação entre as duas séries.

Quis ir mais longe. Desloquei os valores das duas séries, comparando os valores de Brent de um dado dia com os valores do gasóleo em Portugal nos dias subsequentes. Essa comparação deslizante deu origem ao gráfico abaixo, onde se verifica que a maior correlação é observada ao sétimo e oitavo dias úteis subsequentes.

Corre

Correlação entre o preço do Brent (Euros) e preço do gasóleo em Portugal, em função dos dias decorridos

Para quem segue os preços do crude, em termos médios dos últimos cinco anos, o melhor é esperar cerca de 7/8 dias para ver esse preço reflectido. É claro que se o Brent subir, o melhor é pensar em abastecer antes desse período. Se o Brent estiver a baixar, já sabe que o melhor é atestar cerca de duas semanas depois…

Tags:

{ Comments are closed! }