Défice Comercial

No Poupar Melhor somos grandes defensores de tudo o que é Português, embora também sempre defendamos que há que estar atento… Por isso, ante-ontem fiquei particularmente satisfeito com as notícias que dão conta de uma diminuição significativa do défice comercial em Julho.

Segundo os dados do INE, as exportações aumentaram e as importações diminuíram, o que resultou num “desagravamento do défice da balança comercial no montante de 1 887,1 milhões de euros“. Este valor é notável, porque por exemplo o petróleo está em valores elevados… Todavia, também aí o impacto da crise se faz sentir… No bom sentido, quando gera uma utilização, por exemplo, das técnicas de redução de consumo que aqui se advogam, mas também no mau sentido, por via da redução evidente de consumo.

Ainda assim, é muito importante darmos prioridade ao consumo do que é nosso, em detrimento dos outros. Todos nós temos que contribuir, e quanto menos comprarmos ao estrangeiro, e quanto mais exportarmos, naturalmente melhor… Não é por qualquer razão que estávamos no fundo de uma lista, nas quais os primeiros lugares são daqueles países onde a crise não se sente…

Tags:

{ 1 comment to read ... please submit second! }

{ 1 Pingbacks/Trackbacks }

  1. Portugueses a poupar! » Poupar Melhor