Made in Portugal – 560

Quando compro algo, como qualquer um de nós, obviamente são variadas as razões para escolher entre mais que um produto. Um dos factores que analiso, quando o factor qualidade ou preço são muito semelhantes, é o da origem do produto. Tento sempre comprar produtos nacionais, ou próximos, segundo uma hierarquia que incorpora outros factores, como por exemplo o impacto que o transporte dos produtos tem, nomeadamente, no Meio Ambiente. É por isso que nunca compro alho produzido na China, ou vinho do Chile, e prefiro as batatas portuguesas às francesas!

Se não for clara a identificação de que um produto é produzido em Portugal, a forma normalmente mais rápida de percepcionar se o produto é português, é verificar se o código de barras começa por 560, como é o caso do código de barras acima. Embora não sendo uma garantia absoluta de que é um produto português, dado que a empresa que distribui o produto até pode incorporar pouco valor acrescentado em território nacional, a verdade é que será melhor que o de um produto equivalente doutro país…

Fica assim o desafio aos leitores do PouparMelhor: da próxima vez que forem às compras, prefiram produtos nacionais, desde que obviamente competitivos em termos de qualidade e preço. Ou então um país próximo.

Tags:

{ 3 comments to read ... please submit one more! }

{ 3 Pingbacks/Trackbacks }

  1. Défice Comercial » Poupar Melhor
  1. OBD-II » Poupar Melhor
  1. Sacos de vácuo » Poupar Melhor

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *