Fim do Windows XP

Logo do Windows XP

Logo do Windows XP

A Microsoft anunciou que o Windows XP acaba hoje… Na verdade, o mundo não acaba, e o Windows XP também não! O que a Microsoft quererá é que os utilizadores comprem uma versão nova…

O que acaba é o suporte da Microsoft a um dos seus sistemas operativos mais bem sucedidos de sempre… Isso é particularmente preocupante em termos de segurança, pois deixará de haver correcções aos problemas entretanto detectados. Há mesmo quem especule que os hackers estejam à espera deste dia, para lançarem os seus ataques, pois eles já não serão mais corrigidos pela Microsoft. Ou não?

Se continuar a utilizar o Windows XP, mesmo depois desta data, pode tomar um conjunto de atitudes que o manterão mais protegido. Algumas delas são muito eficientes, conforme transmitiu Steve Gibson no seu muito popular podcast Security Now. Resumidamente, são as seguintes:

  1. Ser um utilizador sem privilégios de administração. Durante o ano de 2013, nenhuma das vulnerabilidades do Internet Explorer corrigidas pela Microsoft era susceptível de afectar este tipo de utilizadores. Apenas 8% das vulnerabilidades do sistema operativo afectariam utilizadores limitados.
  2. Remover o Flash e Java. São um grande veículos de ataques, embora seja previsível que actualizações futuras sejam ainda feitas para Windows XP.
  3. Usar Chrome ou Firefox, mas não o Internet Explorer. Muitas das falhas tradicionalmente corrigidas pela Microsoft afectam apenas o seu browser. O Chrome e Firefox continuarão a ser actualizados para XP.
  4. Utilizar o LibreOffice em vez do Office da Microsoft.
  5. Não visitar sites manhosos…

Tags:

{ 1 comment to read ... please submit second! }

{ 1 Pingbacks/Trackbacks }

  1. O Windows XP não acabou » Poupar Melhor