Plano Energia3

Logo do Plano Energia3

Logo do Plano Energia3

A GALP e o Continente lançaram um novo tarifário de electricidade e gás, designado Energia3. Já tinha visto há uns dias notícias sobre o seu lançamento, mas esperei pelos detalhes para confirmar a minha opinião!

Os descontos, comparativamente com o Mercado Regulado, dizem respeito apenas ao Termo Fixo. O desconto é de 50% para a tarifa simples, mas de apenas 30% para o bi-horário. Olhando para as tarifas que vão vigorar em 2015, facilmente se percebe que se podem poupar uns eurozitos por mês, tanto maior quanto maior for a potência contratada.

O plano tarifário permite ainda aumentar os descontos dos talões de abastecimento na GALP, de 10 cêntimos por litro, para 12 cêntimos por litro. Como o preço dos combustíveis está a baixar, este aumento pode parecer pequeno, mas não deixa de ser relevante! Os descontos máximos obrigam à definição do débito directo e factura electrónica.

O site do Energia3 tem disponível um simulador, mas infelizmente as minhas contas não batem exactamente certo com as deles… E tenham em atenção que eles pressupõe que ainda não beneficia dos talões de combustíveis, o que inflaciona em muito o valor da poupança! Para quem já utiliza o esquema, como eu, as vantagens são muito inferiores!

Para não variar, esta proposta comercial continua a praticar preços de electricidade, na componente variável, a respeitante ao consumo de kWh, exactamente igual ao do Mercado Regulado. O que evidencia a tristeza em que continua a liberalização deste sector…

Percebe-se que o Continente continue a querer incrementar a utilização do seu cartão. Chama-se fidelização de clientes, e pode ser uma estratégia muito interessante. Mas não isenta de riscos…

No meu caso, a mudança para este novo tarifário pode permitir poupar umas dezenas de euros por ano. Mas, vou comparar com as outras ofertas existentes, antes de mudar…

Tags:

{ Comments are closed! }