Urinar no duche?

No outro dia, o Observador saiu-se com um artigo muito interessante, onde se fala sobre os conselhos bacocos para salvar o ambiente. E dá, entre muitos outros, o exemplo de urinar no duche, que alegadamente contribui também para salvar o planeta. A frase em questão é a seguinte:

  • hoje vivemos num mundo em que as estrelas de Hollywood e da música pop recomendam que se urine no duche, poupando assim uma descarga de autoclismo – considerando 12-13 litros por descarga, ao fim de um ano são 4000-5000 litros de água que se poupam, explicam os entusiastas da ideia.

A primeira coisa que fiz foi verificar se isto é mesmo uma recomendação… Para além da referência que é dada no artigo à campanha da Fundação Mata Atlântica, visível no vídeo abaixo, há realmente o contributo de outras celebridades para se mijar no banho, como por exemplo Gisele Bundchen e Gwyneth Paltrow. Parece até existir um estudo proposta de uns estudantes da Universidade de East Anglia a permitir montes de poupança de água…

O problema destas pessoas, e destes estudos, parece ser a matemática… A primeira questão está relacionada com a quantidade de água descarregada num autoclismo. O artigo do Observador refere 12 a 13 litros. Nos outros nem sequer cheguei a perceber a quantos litros se referem…

Cá em casa, a última vez que medi era de 3 litros o consumo de água por descarga de autoclismo. A essa velocidade, a poupança que Gisele, Gwyneth & companhia fariam melhor, era deixar de mijar no banho, e mudar os autoclismos!

Tags:

{ Comments are closed! }