Quanta água consome o autoclismo?

O consumo de água de um autoclismo é bastante relevante numa típica habitação portuguesa. Basta pensar quantas vezes descarregamos o autoclismo, para percebermos que muita água é aí desperdiçada.

Num artigo anterior observamos como é fácil medir o consumo de água cá em casa. Os nossos autoclismos possuem um sistema de dupla descarga, e estamos habituados a premir aquele que dá a descarga mais pequena. O consumo é de 3 litros por descarga, um valor que me parece adequado, dado existirem autoclismos com descargas várias vezes superior.

Ainda assim, há várias formas de reduzir o consumo de água na sanita. Uma velha técnica é meter dentro do autoclismo uma garrafa de plástico grande, cheia de água, mas certifique-se que não interferirá com o mecanismo de descarga, ou que não lhe cause problemas no futuro. Assim, em cada descarga, poupa-se o volume da garrafa que está submersa. Ajustar o mecanismo de descarga é igualmente outra forma de reduzir o consumo de água. Há ainda autoclismos manuais, que nos permitem regular a quantidade de água descarregada. Gosto muito destes sistemas, mas estão hoje em desuso. Melhor ainda são alguns sistemas que utilizam a água de lavagem das mãos, como a imagem acima documenta (retirada daqui), mas confesso que deve ser pouco prático…

Tags:

{ 1 comment to read ... please submit second! }

{ 1 Pingbacks/Trackbacks }

  1. Urinar no duche? » Poupar Melhor

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *