Afastar o frigorífico da parede

Quando há uns meses falamos sobre a importância de manter as grelhas dos frigoríficos limpas, para uma melhor eficiência, programei uma experiência simples. Consistia em verificar qual a quantidade de calor libertado. Só agora pude concretizá-la.

Durante uns dias deixei um termómetro na parte do topo da traseira do frigorífico. Entretanto, lembrei-me de experimentar qual seria o seu comportamento, mantendo o frigorífico afastado da parede, mas juntando-o durante um dia, para verificar a diferença de comportamento. Para ocupar o segundo termómetro, deixei-o na prateleira intermédia no interior do frigorífico.

O resultado foi o gráfico de temperaturas abaixo. A azul, com escala à esquerda, temos a temperatura no interior do frigorífico. A vermelho, com escala à direita, podemos observar a temperatura no topo da traseira do frigorífico.

Temperaturas no frigorífico

Tal como esperava, a temperatura na parte traseira do frigorífico registou uma subida apreciável a partir do momento em que foi encostado à parede, quer em termos dos valores mínimos, quer dos valores máximos. Todavia, e surpreendentemente, a temperatura no interior do frigorífico baixou nesse período em que o frigorífico esteve encostado à parede! O resultado inesperado não tem uma explicação lógica, pelo que a experiência vai continuar…

Tags: ,

{ 2 comments to read ... please submit one more! }

  1. Tem uma explicação muito fácil a descida de temperatura interior. O que um frigorífico faz é tirar o calor do interior para o exterior. Encostando à parede, o calor retirado do frigorífico tem mais dificuldade em sair da zona pela falta de espaço e ventilação. Esse calor vai fazer com que o frigorífico trabalhe mais tempo e ao trabalhar mais tempo o que acontece é uma diminuição da temperatura interior. Espero ter sido explicito.

{ 1 Pingbacks/Trackbacks }

  1. Impacto do frigorífico na temperatura da cozinha » Poupar Melhor

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *